8.11.07

Beringelas Gratinadas



As beringelas são vegetais muito bonitos com a sua cor vibrante e a sua forma bojudinha, mas confesso que não me entusiasmavam por aí além. Descobri recentemente que ganham muito em textura e sabor quando são grelhadas! A receita original é do Jamie Oliver e este prato tornou-se um clássico cá em casa, acompanhado com arroz basmati.

2 beringelas médias
1 lata (400 grs) de tomate
1 cebola
3 colheres de azeite
2/3 folhas de manjericão
vinagre (usei de maçã)
70 grs parmesão
2 tostas integrais, em migalhas, regadas com azeite e oregãos secos
sal e pimenta q.b.

Grelham-se as beringelas (em fatias) - usei uma frigideira anti-aderente - de ambos os lados. Aloura-se a cebola picada em 2 colheres de azeite, a que se junta o tomate. Deixa-se apurar até ficar um molho grosso (que pode ser reduzido a puré, eu não me dei ao trabalho), retira-se do lume, junta-se o manjericão picado, o vinagre e tempera-se de sal e pimenta (esqueci-me, mas não se notou!!). Num prato de forno, colocam-se as beringelas e o molho de tomate, começando pelo molho e intercalando com parmesão e terminando com as tostas regadas de azeite e oregãos. Vai ao forno durante 20 minutos ou até estar douradinho.

A minha admiração pelo Jamie não é segredo. O senhor é talento em estado puro! Uma fadinha segredou-me ao ouvido que ele tinha uma coluna nova na Easy Living e eu fui a correr comprar. A coluna é simpática, a revista tem uma boa secção de 'Food' e cumpre os parâmetros de qualidade e bom gosto que os britânicos normalmente apresentam nas publicações. Para além disso traz uma receita de Old-fashioned apple and blackberry pie que fiquei a namorar... More to come!

8 comentários:

  1. Experimenta fazer uma salada com a beringela grelhada. Fica muito bom.Eu grelho sempre a beringela, até mesmo para para pratos confeccionados, como lasanha, moussaka,beringela à parmegiana. Fica saborosa e tem a vantagem de lhe retirar aquela água que às vezes lhe dá uma textura esponjosa. Gostei muito desta receita!

    bjs

    PS - vou-te linkar lá no nosso blogue, pois este teu blogue foi amor à 1.ª vista, ou melhor, visita!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela dica, vou experimentar. ;-) E merci pelo link. Bjs

    ResponderEliminar
  3. Suzana, gostei do teu blog, do teu perfil, das tuas receitas e da tua maneira de escrever.
    Estou deliciada, obrigada pela visita ao "Tachos", eu vou linkar o "Gourmets" para cá voltar muitas vezes.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. adoro beringelas ;-) obrigada pela receita. um beijo dum bom fim de semana ;-)

    ResponderEliminar
  5. ja me chamaram muita coisa, mas fadinha é novidade ;)
    aguardo desenvolvimentos da Old-fashioned apple and blackberry pie e posso juntar uma colecção de easy livings ao lanchinho.
    besitos
    *su

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas pela visita e pelos simpáticos comentários! Bjs

    A tarte vai ter de esperar por aparecerem amoras no supermercado, mas parece que já tenho agendados uns muffins de banana. Uma coisa ou outra (ou as duas!) há-de arranjar-se. ;-)

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelo blogue! Está com umas fotos lindas! As receitas também me chamaram a atenção...sobretudo esta pois ando na descoberta das beringelas. Até à 1 mês, nunca tinha experimentado! :o)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Sou grande fa de berinjelas e amei ver uma nova recetia aqui.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!