1.11.07

Grafias & outras acepções

Substantivo masculino, do francês: GOURMET "Celui qui sait goûter et apprécier les vins; connaisseur en vin"; "Celui qui apprécie la qualité, le raffinement d'une table, d'un mets particulier."* Mas que é feito da palavra em Português? Não existe realmente, no entanto democratizou-se e todos a usam como se de Português se tratasse. É que dizer-se que se é apreciador de vinhos ou de boa mesa não tem metade da graça, já para não falar do que se perde em síntese por número de letras utilizadas... Gourmets, portanto.

Adjectivo e substantivo masculino: AMADOR "amante; namorado; apreciador; cultor curioso de qualquer arte; ..."** apaixonado, fanático, verdadeiro entusiasta ou apena principiante. Amadores, pois.

Gourmets Amadores. Sim.

E venha a mesa! Já a parte do vinho... Há-de arranjar-se por aí um Gourmet, desses amadores que amam o vinho, capaz de dar uma dica ou outra a quem, como eu, bebe pouco e percebe menos.


*Dictionnaire de l'Académie française

** Priberam http://www.priberam.pt

4 comentários:

  1. Gourmets amadores ou o gosto de saborear o que se come e bebe, mas também tudo o que está em redor. Preparar, cozinhar, provar, … Sobretudo, fazer da boa mesa um pretexto para partilhar as experiências e prazeres que dão cor à vida.

    Um brinde, pois!

    ResponderEliminar
  2. Eu sabia que alguém havia de se oferecer para a parte do vinho.

    xim, xim!

    ResponderEliminar
  3. Vim cá parar através do Cozinhas do Mundo e gostei muito do seu blog, a começar pelo nome. Voltarei, concerteza.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!