26.11.07

Sonho de uma Tarte de Verão



Sim, eu compreendo o erro de casting. Estamos no final de Novembro e está frio. Mas também está sol e isto da luz mexe comigo. E eu gosto de sobremesas coloridas e gosto de tartes e bolos com frutas. Uns queridos amigos convidaram-nos para jantar e eu tinha de encontrar uma sobremesa para levar. Lembrei-me desta receita da Donna Hay, de um dos livros mais bonitos que tenho. The New Cook é um mimo do princípio ao fim - o meu é uma versão em castelhano, sabe Deus e o Provador porquê... A receita original da Donna Hay é feita com pêssegos e frutos vermelhos e natas em vez de creme de queijo fresco. Seja como for, ficou linda de morrer e estava muito boa. É uma tarte pouco doce que fica bem com gelado. É, afinal de contas, uma sobremesa de Verão. Mas o Verão é quando a gente quiser, verdade? ;)



Tarte de Frutos Vermelhos e Maçãs Verdes

1 maçã Granny Smith
1 chávena de framboesas e mirtilos
4 ovos
75 grs açucar
2 chávenas de creme de queijo fresco
1/2 colher extracto de baunilha
3 colheres de sopa de farinha de trigo

Bater os ovos, o açucar, o extracto de baunilha e o queijo até a mistura estar espumosa. Incorporar a farinha peneirada, uma colher de cada vez, até ficar uma mistura suave (dá para perceber que isto sou eu em tradução livre do castelhano?).
Colocar 2/3 da massa numa tarteira (ou prato fundo) previamente untada e polvilhada de açucar. Levar ao forno (160º) durante 5 minutos ou até apresentar uma consistência sólida. Retirar do forno, dispor a maçã fatiada e os frutos vermelhos, deitar a restante massa por cima das frutas e levar de novo ao forno por mais 15-20 min.