3.12.07

11 minutos, 36 segundos e um Prato de Massa



As minhas refeições rápidas quando aparecem convidados não anunciados para o almoço - vulgo, o Provador - acabam normalmente num prato de massa. E quando há um bom pesto e parmesão, a coisa faz-se sem problemas. Adoro pesto, seja o tradicional de manjericão ou qualquer outra versão com rúcula, hortelã ou até mesmo salsa.

Demorou apenas 10 minutos para que o almoço ficasse pronto. Esparguete cozida com sal e azeite, ervilhas, duas colheradas de Pesto de Coentros e Amêndoas, servido com parmesão e tomates às metades.


Pesto de Coentros e Amêndoas*

50 grs folhas de coentros (escolhidas e picadas)
1/2 dente alho
4 colheres sopa amêndoas (torradas)
50 ml azeite (de boa qualidade)
1/2 chávena parmesão ralado

Colocam-se as amêndoas com umas gotas de azeite numa frigideira, agita-se durante 2 minutos para torrar e aquecer. Pica-se o alho, junta-se uma pitada de sal e coentros e bate-se até formar um puré. Pode utilizar-se um robot ou um almofariz - que é o que prefiro. Retira-se para uma tigela. Batem-se as amêndoas e junta-se aos coentros. Acrescenta-se metade do queijo, algum azeite e mexe-se. Tempera-se a gosto. Adiciona-se parte do parmesão restante e azeite. Continua-se este procedimento até atingir a consistência e o tempero pretendidos.

*As quantidades são indicativas, devem ajustar-se conforme necessário.