7.12.07

Almoço de Salmão



Os almoços de semana são normalmente zen e muitas vezes compostos por peixe grelhado sem qualquer história. Este não foge à regra: salmão grelhado com puré de batata e puré de couves - de reter talvez o molho com 2 parte vinagre balsâmico + 1 parte sumo laranja + 4 partes azeite (para dois, fiz com colheres de chá).

Adenda às couves: aloura-se uma cebola pequena picada e 2 dentes de alho com duas colheres de azeite, juntam-se as couves também picadas e deixa-se tomar o gosto em lume fraco. Rectifica-se o tempero e leva-se ao liquidificador. Fica bastante bom se no ínicio do processo se adicionar ao refogado uns cubinhos de bacon ou presunto e depois misturar no final um punhado de nozes picadas. Desta vez fiz simples para acompanhar o peixe, mas com o bacon e as nozes é especial.



A Matilde não aprecia salmão, é mesmo só pela curiosidade!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. A minha Matilde também não aprecia salmão, mas sempre que sente cheiro a peixe desata a miar que nem uma desalmada (até parece que passa fome).

    Quanto à receita, retive o molho e fiquei de olho no puré de couves. Como é que é feito, é tipo esparregado?

    ResponderEliminar
  3. Pois!...
    O puré de couves também me intrigou, vá lá conta!
    È que esse almocinho está de apetecer, por acaso hj tb almocei salmão e com laranja e com grelos de couve, que engraçado!

    Beijocas e um super fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Não foi o puré de couves que me encantou, foi mesmo o molho. Gosto de usar vinagre balsamico por ser menos agressivo e o sumo de laranja deve tornar este salmão em especial...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa quanto ao puré de couves, pareceu-me muito bom! Como é que o fizeste?

    Sabes o que é giro? A tua Matilde é uma gata, a minha é uma cadela :)

    Beijos *
    witchie
    http://caosnacozinha.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Já fiz a adenda sobre às couves - a coisa nem chega a ser uma receita. A versão completa que descrevi é bastante mais interessante. ;)

    Parece-me que temos de fazer um clube de donas de matildes!!

    Beijos para todoas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Aqui em casa nos também no fim de semana é peixe, só temperadinho com alho e salsinha.Mas gostei do molho de aceto , vou provar.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Que belo salmão, zen ou não, adorei!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  9. cá em casa a única que gostava de salmão era eu, mas agora já todos são fãs.. este teu prato tem um aspecto super apetitoso, já me apetecia sentar á mesa e começar a almoçar.

    ResponderEliminar
  10. Suzana,
    Almoço zen durante semana em Portugal, né?! :]
    Por aqui isso é muito sofisticado, viu?! Imagine que chique salmão com purê no meio da semana..:)
    Que bom que compartilhou, tá?!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Ahaha, a Vinni está certa, é sofisticado, mas dependendo do número de pessoas na família dá para encarar, no meu caso, são 3 crianças famintas... então reservo estes pratos para jantares românticos com o hubby! Mas não pense que as crianças comem mal, kkk, o meu filho mais velho é bem sofisticado e sempre faz uma boquinha antes dos pais! Bjs!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!