17.12.07

Bolinhos de Tâmaras com Mascarpone & Caramelo



English Version

O açucar mascavado tem um charme qualquer: é a cor escura, a textura agregada, o cheiro forte ou apenas a sua forma natural de ser apenas... açucar. Nada de processos estranhos e complicados, nada de refinação artificial, tudo sem confusões. Gosto mesmo de açucar mascavado! Se pudesse utilizá-lo em todas as receitas sem alterar o resultado, não pensava duas vezes. A minha marca preferida é a Billington's pela qualidade. Estes senhores percebem de açucar! E têm uma bela atitude especialmente com África, ao promoverem o comércio justo. E as embalagens são o máximo. E parcial como sou, podia ficar aqui a inumerar milhentas razões para a Billington's ser a melhor, mas deixo-vos apenas uma: os meus bolinhos de tâmaras. ;)



Bolinhos de Tâmaras com Mascarpone & Caramelo
Adaptado de Annabel Langbein, Cooking to Impress without Stress

8-10 unidades

300 ml (1 1/4 cháv.) água a ferver
200 grs (1 cháv.) tâmaras, picadas
60 grs (4 colheres sopa) manteiga
3/4 colher chá bicabornato de sódio
1/2 cháv. açucar mascavado escuro
2 colheres sopa melaço
2 ovos
1 colher chá extracto baunilha
200 grs (1 1/3 cháv.) farinha
1 colher chá fermento
2 maçãs, picadas

Para servir: queijo mascarpone e caramelo

Aquecer o forno a 180ºC e untar 8 formas de muffins (fiz 10), polvilhando em seguida com açucar. Deitar a água a ferver sobre as tâmaras e a manteiga, mexendo até derreter. Juntar o bicabornato de sódio e deixar arrefecer. Adicionar o açucar mascavado e o melaço e, sem parar de mexer, acrescentar os ovos.

Com cuidado, juntar a farinha e o fermento e por fim as maçãs picadas, tendo ocuidado de não mexer demasiado. Leva-se ao forno por 30 minutos. Deixa-se arrefecer 5 minutos, desenforma-se e serve-se com uma colherada de mascarpone e caramelo morno.

16 comentários:

  1. eu quero estes :)

    será que chegam a quinta feira...?
    **s

    ResponderEliminar
  2. Tal como tu, também gosto muito desse tipo de açucar. Não conheço essa marca, mas agora fiquei bem curiosa! Quanto aos bolinhos: beeemmm, o que me sabia maravilhosamente agora, "unzinho" só.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também adoro açúcar mascavado e assim tal como tu se pudesse usava-o em todas as receitas sem que se perdesse o sabor original.
    Estes bolinhos de tâmara estão com um aspecto maravilhoso. Devo dizer que nunca experimentei nada com tâmaras mas estes bolos despertaram a minha curiosidade para o seu sabor. Receita anotada :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Suzana, minha amiga, se até aqui eu já te tirava o chapéu, depois destes bolinhos e respectivo acompanhamento, passo a fazer-te vénias.

    FANTÀSTICOS!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Em relação ao açucar, (até me esqueci, tão extasiada que fiquei), sou super fã de açucar mascavado, só uso açucar refinado quando obrigada pela receita.

    ResponderEliminar
  6. Uso o mascavado em quase tudo. Tem um leve sabor a caramelo. Essa receita vem mesmo a calhar para as Festas. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Estou a beber um Rum Anejo que ia mesmo bem com essa maravilha!

    ResponderEliminar
  8. Hum, bolo com açúcar mascavo é muito bom! Diga-me uma coisa, você acha aí este açúcar claro ou só escuro? Aqui só tem o escuro e algumas receitas pedem o claro. Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Eu fiquei impressionada, e sem stresss :DD!

    Que lindinhos! E devem ser maravilhosamente deliciosos!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. Suzana,

    Que aspecto divinal! E essa mistura de sabores...ai, ai que vontade de roubar um!

    bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    QUE MARAVILHA DE BOLINHOS!!!
    ... passei por aqui para espreitar as novidades, como habitualmente e aproveito para lhe desejar um Santo Natal junto de todos os que lhe são queridos e um 2008 pleno de concretizações.

    Saudações culinárias,
    Paulucha.
    www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. E verdade Suzana , o sabor do acucar mascavo é inigualavel. Adorei a ideia de fazer com tamaras,bem natalino
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Só passei para desejar-lhes um Natal excepcional e um 2008 com boas novas.

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Irresistiveis mesmooooooooo. São tantas delícias que eu nem sei o que escolher para fazer no Natal.
    Feliz Natal e um 2008 cheio de coisas doces.
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!