5.12.07

Bolinhos Vienenses, made in Cookieland



E a saga das bolachas continua. Lá sigo na minha missão de forno, agora que o frio e o nevoeiro chegaram e finalmente cheira a Natal. Estes são mais uns bolinhos do Le Cordon Bleu e, como todas as receitas que tenho experimentado do livrinho dos biscoitos, esta também saiu deliciosa.



Bolinhos Vienenses
Adaptado de Le Cordon Bleu, Biscoitos

(24 bolinhos)

100 grs manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1/2 colher chá extracto baunilha
Raspa de um limão pequeno
50 grs açucar em pó
1 ovo grande, ligeiramente batido
150 grs farinha sem fermento
100 grs chocolate preto (+ de 70% cacau, de boa qualidade - usei Lindt)

Bate-se a manteiga, a baunilha e a raspa do limão até se obter um creme fofo. Adiciona-se o ovo, batendo sempre. Peneira-se a farinha e mistura-se tudo. Utilizando um saco de pasteleiro ou uma seringa, moldam-se os bolinhos sobre papel vegetal. Levam-se ao forno (200º C) por 10 minutos e deixam-se arrefecer sobre uma grade.

Derrete-se o chocolate em banho maria. Mergulha-se uma parte do bolinho em chocolate e deixa-se arrefecer sobre (outro) papel vegetal.

Nota: a receita diz 200 grs de chocolate para todos os bolinhos que a receita dá, como coloquei cerejas nuns e deixei outros simples, derreti apenas 100 grs.

18 comentários:

  1. Susana,

    Só me tens é dado boas ideias para presentes de Natal. Yupi!
    Estas estão lindas, lindas!

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Lindos, lindos!!!

    Esses livrinhos, ainda por cima tão baratinhos, são uma preciosidades, mas para os bolinhos ficarem com este aspecto são precisas habilidades inactas, e minha amiga, tu têns!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Xique. Visual muito agradavel.

    Estava a pensar experimentar fazer bolachas, mas acho que também vou fazer coockies, ou começar pelos cockies que parecem bem fáceis :)

    ResponderEliminar
  4. Suzana, adorei estes bolinhos e já copiei a receita... acho que vão ficar lindos na minha mesa de natal.

    ResponderEliminar
  5. Estão lindos!!! E tenho lá umas cerejas em calda q preciso despachar!
    Tenho mesmo que me iniciar nas bolachinhas!

    ResponderEliminar
  6. Adoro fazer bolachas, biscoitinhos, cookies!
    Oba, uma ótima para eu fazer! - se bem que é preciso de umas 'mãos boas' para fazer.... vou anotar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  7. Adorei, são lindos! E esses com chocolate devem estar uma perdição! Não conheço esse livro, mas já vi que vou ter de ir à caça dele, é só boas ideias! :)

    Beijos *

    witchie
    http://caosnacozinha.wordpress.com

    ResponderEliminar
  8. olha ficaram lindos!!!odas as versoes estão de dar agua na boca! bjos

    ResponderEliminar
  9. Fátima (cemporcentoacucar.blog.com)5 de dezembro de 2007 às 14:23

    Uau!!! Que bonitos!!
    E agora para o Natal, com a cerejinha ficam o máximo!

    ResponderEliminar
  10. Que lindos.....fiz hoje de manhã, e embora não tenham ficado nem parecidos com os teus, ficaram muito saborosos. Será que tens alguma sugestão para que a massa não perca a forma quando vai cozer?
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Ai ke inveja! Como eu gostava de ter arte para fazer uns iguais!

    ResponderEliminar
  12. pois é!!! a saga continua mesmo! agora na sei dizer quais sao as melhores!!! dão todas vontade de comer :DDD

    epa mas tens mm jeito pa isso! :D


    beijinho

    ResponderEliminar
  13. Os teus biscoitos anteriores deram-me a ideia de presentear alguns amigos, nos famosos jantares de Natal, com alguns, feitos por mim! Ainda nem deu tempo para assimilar a outra receita e imaginar o quanto deliciosos são, e tu mostras-nos mais esta maravilha? Isso é maldade!! :o)

    Lindos!


    Beijinhos


    P.S. Vi o teu comentário sobre as "entregas"! Adorei! Mas eu estava a brincar! :o) Até fico envergonhada! (corada) :o)

    ResponderEliminar
  14. Suzana este bolinhos estão simplesmente lindos!!
    Já anotei a receita para experimentar :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Que lindos, Suzana!!! Fiquei apaixonada por estes biscoitinhos... E suas fotos estão fabulosas, parabéns! Já anotei a receita! ;o)
    Beijos e um ótimo domingo para você!

    ResponderEliminar
  16. Suzana, lindíssimo seu blog, amei!
    Só estou muito preocupada pois, ao querer colocá-lo em favoritos, sem querer eu o sinalizei como "impróprio". E agora, o que eu faço para corrigir o erro?
    Meu e-mail é krikkas60@yahoo.com.br

    Te peço desculpas sinceras, mas realmente foi sem querer...

    Beijinhos

    Cris Gaia

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde ,
    Sou uma apaixonada por culinária e sempre procuro por receitas novas. Visito sites de gastronomia todo dia ,e vou confessar que descobri o teu apenas essa semana. Maaas ..não resisti a esta receita de Bolinhos Vienenses ,acabo de fazer e vim correndo te dar os parabens ,pois ficaram excelentes! Fiz em tamanhos menores e renderam 61 bolinhos ,tambem usei pedaços de goiaba e em outros cobri com chocolate!
    A partir de agora sou oficialmente sua fã ,asuhsahuas ..vou vir visitar o teu site todos os dias tbm!
    Beijos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!