29.1.08

Bolo Mármore?



Apetecia-me saber a razão de semelhante nome. Porque razão há-de um bolo chamar-se mármore e não granito ou outra pedra qualquer? Eu sei que o efeito 'mármore' é fruto dos raios de chocolate na massa. Mas podia ser, como lhe chamam os suecos, um Bolo Tigre (ou Tigerkaka, para se ser mais preciso). Convenhamos que as cores estão mais próximas e o imaginário dos tigres é muito mais rico que os das pedras... E já agora expliquem-me como é que eu traduzo isto para inglês? Tiger ou Marble Cake? Seja mármore, que tigres velhos não dão em bolo!

Quando fiz este bolo a querida Marizé colocou no seu Tachos de Ensaio, uma deliciosa versão de Mármore de Laranja e Chocolate. Fiquei mais que curiosa!

Bolo Mármore

150 grs açucar
80 grs manteiga
2 ovos
100 ml leite
100 ml natas
100 grs chocolate (Poulain 64% cacau ou igual quantidade de nutella)
1/2 vagem baunilha, aberta ao meio, sementes separadas
250 grs farinha
1 colher chá fermento em pó

Derrete-se o chocolate com o leite numa tigela (à prova de calor) sobre água a ferver, sem deixar a água tocar na tigela. Junta-se a vagem da baunilha e reservam-se as sementes para a massa. Numa tigela média, bate-se a manteiga com o açucar até formar migalhas, adiciona-se um ovo de cada vez batendo bem, até formar uma massa leve e clarinha. Acrescentam-se as natas e as sementes da baunilha. Por fim, a farinha e o fermento peneirados, envolvendo sem bater muito. Deita-se metade desta massa na tigela do chocolate, entretando totalmente derretido e misturado com o leite. Retira-se a vagem.

Aquece-se o forno a 180ºC. Numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada, coloca-se alternadamente uma colherada de cada massa, até terminar. Leva-se ao forno por 45 minutos. Desenforma-se de imediato e deixa-se arrefecer sobre uma grelha.

13 comentários:

  1. Suzana o bolo está lindo! Eu adoro bolo mármore!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. As tuas fotos e os teus textos deixam-me "parva" a olhar para o monitor.

    Gostei muito dessa receita que usa a baunilha em vagem e não a essencia ou estracto.

    E o nome bolo tigre, bem mais fixe, vou adoptar!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Bolo tigre é um bom nome, nunca tinha ouvido! Gostei desta versão, já anotei! =)

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gostei do seu blog e pelo facto adicionei-o à minha lista de outros sabores.Receitas interessantes, fotos lindas, e texto invulgar, corre aí uma veia literária além da de culinária...Parabéns pelo blog.

    Nanda Vale

    ResponderEliminar
  5. Gosto mais de animais (sobretudo Felídeos) do que de pedras, por isso o meu voto vai para o tigre. Discussões linguísticas à parte, fiquei cheia de vontade de provar esse bolo.

    bjs

    PS - está prometido um frasquinho de chutney no nosso próximo almoço (aliás, não fora eu não ter conseguido entrar na cozinha a semana passada, já o tinhas provado)

    ResponderEliminar
  6. Que tentação...são três horas da tarde e só agora arrumei um tempinho para almoçar....esse bolinho seria a sobremesa perfeita.
    Bjcas para ti.

    ResponderEliminar
  7. é engraçado, parece que o bolo mármore virou moda, foi um dos últimos que fiz.lol

    ResponderEliminar
  8. Fazem anos que nao faco bolo marmore,alias qualquer tipo de bolo.
    Gostei muito da textura do seu. Me deu uma vontade ...com café ...Hummmm||||

    ResponderEliminar
  9. hum...bolo tigre? hum... para mim é mais parecido ao mármore. em alemao também é Marmorkuchen - bolo mármore e muito famoso. acho que nao há café que nao tenha esse bolinho na lista e qd é bem feito, é uma delícia. a receita do tachos de ensaio também me ficou no olho, por estar tao fofinho :-) e o teu ficou igual - a receita resulta!!! beijocas

    ResponderEliminar
  10. Fiquei com vontade de comer uma fatiazinha :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Suas fotos sempre nos deixam babando, me passa uma fatia please...

    ResponderEliminar
  12. Ena que grande pintarola!!! Como sempre,por aqui, aliás!!!
    Bjs, Paulucha.
    http://www.allsogno.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Bolo mármore (ou tigre que é bem engraçado pelo meu gosto por felinos), é um dos meus favoritos. Aliás, fiz um em Portugal, nas minhas últimas férias. Pela primeira vez, fiz uma receita com chocolate em barra e ficou muito, mas muito melhor, à versão com chocolate em pó. Não houve foto mas, um dia destes repito! :o) Também usei a baunilha neste, ao contrário de sempre usar a laranja, tal como a Marizé. Esta tua fatia está mesmo apetecível! :o)

    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!