29.1.08

Bolo Mármore?



Apetecia-me saber a razão de semelhante nome. Porque razão há-de um bolo chamar-se mármore e não granito ou outra pedra qualquer? Eu sei que o efeito 'mármore' é fruto dos raios de chocolate na massa. Mas podia ser, como lhe chamam os suecos, um Bolo Tigre (ou Tigerkaka, para se ser mais preciso). Convenhamos que as cores estão mais próximas e o imaginário dos tigres é muito mais rico que os das pedras... E já agora expliquem-me como é que eu traduzo isto para inglês? Tiger ou Marble Cake? Seja mármore, que tigres velhos não dão em bolo!

Quando fiz este bolo a querida Marizé colocou no seu Tachos de Ensaio, uma deliciosa versão de Mármore de Laranja e Chocolate. Fiquei mais que curiosa!

Bolo Mármore

150 grs açucar
80 grs manteiga
2 ovos
100 ml leite
100 ml natas
100 grs chocolate (Poulain 64% cacau ou igual quantidade de nutella)
1/2 vagem baunilha, aberta ao meio, sementes separadas
250 grs farinha
1 colher chá fermento em pó

Derrete-se o chocolate com o leite numa tigela (à prova de calor) sobre água a ferver, sem deixar a água tocar na tigela. Junta-se a vagem da baunilha e reservam-se as sementes para a massa. Numa tigela média, bate-se a manteiga com o açucar até formar migalhas, adiciona-se um ovo de cada vez batendo bem, até formar uma massa leve e clarinha. Acrescentam-se as natas e as sementes da baunilha. Por fim, a farinha e o fermento peneirados, envolvendo sem bater muito. Deita-se metade desta massa na tigela do chocolate, entretando totalmente derretido e misturado com o leite. Retira-se a vagem.

Aquece-se o forno a 180ºC. Numa forma de bolo inglês, untada e polvilhada, coloca-se alternadamente uma colherada de cada massa, até terminar. Leva-se ao forno por 45 minutos. Desenforma-se de imediato e deixa-se arrefecer sobre uma grelha.