6.1.08

Dia de reis e um bolo... Rei!



Hoje festeja-se o Dia de Reis e a Epifania. Segundo o Evangelho, os Três Reis Magos visitam Jesus após o seu nascimento, com oferendas de ouro, incenso e mirra, que simbolizam a essência da fé. A 'revelação' enquanto conceito religioso representa a aparição pública ou a revelação do mistério e, num domínio mais prosaico, representa também a partilha. O Dia de Reis é uma celebração sem grande relevância entre nós, marcando apenas o final das festas. É, no entanto, aproveitada pelos nossos vizinhos espanhóis para a troca de presentes, numa interpretação (na minha opinião, mais correcta) do espírito natalício.

Em minha casa sempre se comeu Bolo-Rei neste dia e para manter a tradição aqui está um, tostadinho e brilhante para partilha na brincadeira da Cris.

Bolo-rei
Adaptado de Eric Treuille e Ursula Ferrigno, Pão - como fazer à máquina ou à mão

2 bolos pequenos ou 1 grande

100 grs cerejas cristalizadas, picadas
50 grs passas
50 grs pinhões
1/2 copo Vinho do Porto
600 grs farinha 55
125 ml água morna
2 colheres chá fermento seco
1 colher chá sal
1 colher chá essência baunilha
100 grs açucar
100 grs manteiga, à temperatura ambiente
3 ovos, batidos

Cobertura
12 cerejas cristalizadas ou caldeadas
50 grs passas e pinhões (ou fruta cristalizada)
2 colheres sopa açucar amarelo
2 colheres sopa água
(vinho do Porto que restou de marinar as frutas)
leite para pincelar
icing sugar para polvilhar

Marina-se as cerejas picadas, as passas e os pinhões em Vinho do Porto, pelo menos durante 6 horas ou preferencialmente de um dia para o outro.

Numa tigela grande, junta-se a farinha e o sal, abrindo uma cova ao centro. Dissolve-se o fermento na água e deixa-se activar por 5 minutos. Junta-se à cova na farinha, retira-se alguma das paredes até formar uma pequena bola e deixa-se por 10 minutos. À parte, bate-se o açucar com os ovos e a manteiga e deita-se na cova, mexendo primeiro com um garfo e depois com as mãos. Amassa-se bem numa superfície enfarinhada por 10 minutos, até estar elástica e macia. Junta-se as frutas, devidamente escorridas e amassa-se mais um pouco até estas estarem distribuidas pela massa. Coloca-se numa tigela, cobre-se com um pano e deixa-se levedar num local quente e seco por 1 hora ou até ter duplicado de tamanho.



Divide-se a massa ao meio e formam-se duas bolas. Abre-se um buraco ao meio, alargando com os dedos até formar uma coroa. Cobre-se de novo com um pano e deixa-se levedar mais 45 minutos. Pincela-se com o leite e espalha-se as frutas para a decoração. Leva-se ao forno a 180ºC por 45-50 minutos ou até estar dourado. Retira-se do forno e deixa-se arrefecer sobre uma grelha metálica.

Ao lume, faz-se uma calda com o açucar amarelo, a água e o vinho do Porto restante. Pincela-se abundantemente o bolo e deitam-se montinhos de icing sugar.