18.1.08

Pão de quê?



Batata. Pão de Batata. Nem mais! Há uns tempos enquanto lia os blogs por aí encontrei diversas referências aos Daring Bakers. A primeira coisa que me ocorreu foi Mas quem diabo são os Daring Bakers? A isso voltaremos mais tarde porque no entretanto percebi que toda a gente andava a fazer pão de batata - uns com óptimos resultados, outros nem tanto. A Tanna do My Kitchen in Half Cups tinha escolhido a receita do livro Home Baking: Sweet and Savory Traditions from Around the World, de Jeffrey Alford e Naomi Duguid. Fiquei intrigada e cheia de vontade de encher a cozinha de farinha. O que eu não esperava era que fosse tão difícil e fizesse tamanha porcaria!



A receita original encontra-se aqui.

1 pão grande e 1 foccacia

4 batatas (cerca de 200grs), esmagadas
1350 grs farinha 65
130 grs farinha trigo integral
950 ml ml água morna, de cozer as batatas
2 colheres chá fermento seco
1 colher sopa sal + 1 colher chá extra
1 colher sopa amanteiga sem sal, derretida

Numa tigela grande, junta-se 750 ml de água com as batatas esmagadas e deixa-se arrefecer. Mexe-se o fermento, com o sal e 2 chávenas de farinha e acrescenta-se às batatas e à água, mexendo para dissolver. Deixa-se descansar 5 minutos. Aos poucos, adiciona-se a manteiga e a farinha integral, mexendo rapidamente. Acrescenta-se mais 2 chávenas de farinha e mexe-se até estar incorporado. Deita-se a massa numa superfície enfarinhada e amassa-se acrescentando a farinha necessária durante 10 minutos. (A massa é bastante húmida e fica muito leve mesmo no final da amassadura) Coloca-se a massa numa tigela, cobre-se com película e deixa-se levedar num local quente e seco por 2 horas ou até ter duplicado de tamanho. Findo este tempo amassa-se mais um pouco e divide-se em 2 partes (uma 2/3 e outra 1/3). Cobre-se a parte maior com um pano e deixa-se levedar mais 30 minutos numa forma para pão. Leva-se ao forno a 180ºC por 45-50 minutos ou até estar dourado. Retira-se do forno, polvilha-se com sal e deixa-se arrefecer sobre uma grelha metálica.

Também fiz uma foccacia, com azeitonas pretas, tomate seco e cebolas vermelhas.



Para a focaccia:
Estende-se a massa num rectângulo com as palmas das mãos. Transfere-se a focaccia para papel vegetal. Pincela-se com azeite, espalham-se azeitonas pretas, tomates secos e cebolas vermelhas (cortadas finamente) e polvilha-se com manjericão seco. Cobre-se e deixa-se levedar por 20 minutes.
Coloca-se uma pedra de cozedura na prateleira central do forno e aquece-se a 200°C.
Achata-se o pão com as pontas dos dedos e, sobre o papel, coloca-se sobre a pedra e deixa-se cozer até estar dourado, cerca de 10 minutos. Muda-se para uma grelha metálica e dixa-se arrefecer um pouco antes de servir. Polvilha-se com flor de sal.

13 comentários:

  1. Os teus bons gestos são como as flores desabrocham em harmonia.

    ResponderEliminar
  2. Não gostei muito daquela parte de dar muito trabalho e sujar a cozinha toda, mas o aspecto destes 2 pães está muito apetitoso, com menção honrosa para a foccacia (a produção fotográfica está uma maravilha!).

    bjs

    ResponderEliminar
  3. pode ter dado muito trabalho e ter sujado muito a cozinha, mas ficou uma maravilha
    parabéns

    ResponderEliminar
  4. ... pelo post não percebi 'muito trabalho'...
    O que eu posso dizer é que parecem deliciosos, o simples, merece uma manteiguinha nele morninho!
    E para a focaccia, perfeita, linda!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  5. Com este resultado final o trabalho acaba por compensar, estão lindos, as fotos, (como sempre) fantásticas.
    Já guardei a receita para me juntar ao rol dos que andam a fazer pão de batata, e depois, dar murros na massa é um óptimo anti stress.

    Beijocas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Suzana este pão está lindo e a focaccia nem se fala... mas que maravilha! Adorei as fotos, está tudo de dar água na boca e adorei as receitas. Pão de batata parece-me muito bem :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Pão toma um pouco do nosso tempo na cozinha...mas é muito melhor degustar um pão maravilhoso feito em casa que comprar pronto (é o q acho).
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  8. adoro fazer pães... adorei a receita... e quanto a encher a cozinha... uma bagunça de vez em quando é bom :)
    quanto aos Daring Bakers é um blog de desafio de receitas... vc se inscreve e eles te mandam um desafio para que vc possa fazer parte deles.. bjs dani

    ResponderEliminar
  9. eiiiiiiiiiiiiii sempre quis provar foccacia! tenho montes de livros de cozinha italiana mas nunca me dei ao trabalho de fazer :S shiuuuu... sou um pouco preguiçosa! :D

    mas depois de ver essas fotos lindas hum... acho que é um incentivo suficiente!

    ...e esqueço a parte de sujar a cozinha toda tb! ;)

    ResponderEliminar
  10. será que isso pode vir de encomenda para alemanha??? uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu isso deve ser... uma satisfacao a 200%!!!!

    ResponderEliminar
  11. Amo pão com batata na massa. Já os havia provado quando ainda vivia no Brasil. Bem vi todas estas receitas por ai. Que bacana ver mais por aqui.

    ResponderEliminar
  12. Vim aqui parar por acaso e gostei mesmo muito do blog. Continuarei a vir cá espreitar! :)

    ResponderEliminar
  13. e reparei agora nos red house painters! uma cozinha com bom gosto musical, caramba! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!