30.1.08

Salada Dois Hemisférios





O Rei da quinzena é o Rei Calor. Cozinhar para dias de muito calor é coisa que por agora me parece ainda uma miragem, apesar dos dias de quase primavera que tem feito por aqui. Resolvi fazer uma salada que faço durante todo o ano e que pode ser servida quente ou fria, alterando apenas o molho.

Salada de Batatas e Espinafres com Atum

2 Pessoas

2 ovos cozidos (usei 8 ovos de codorniz*)
8 batatas novas pequenas
100 grs espinafres frescos
1 bife atum (200 grs) ou duas latas de atum em azeite escorrido
1 colher sopa alcaparras, escorridas
2 colheres azeitonas verdes (desta vez na tinha)
2 colheres azeite
sal e pimenta preta moída na altura

Uma hora antes, marina-se o atum no azeite e tempera-se com um pouco de pimenta. Reserva-se. Escaldam-se os espinafres brevemente em água a ferver temperada com sal. Retiram-se os espinafres ao fim de 2 minutos e aproveita-se a água para cozer os ovos e as batatas (cada uma com um corte transversal) durante 8-10 minutos. Grelha-se o atum numa frigideira anti-aderente, cerca de 2-3 minutos em cada lado. Combina-se as batatas e os espinafres escorridos numa tigela de ir à mesa. Fatia-se o atum, junta-se com as alcaparras na mesma tigela. Mistura-se tudo com cuidado para não desmanchar as batatas ou o atum. Adiciona-se os ovos aos quartos.

* Os ovos de codorniz devem ser cozidos à parte pois largam uma areiazinha.

Esta salada pode servir-se quente ou colocar-se no frio durante 45 minutos. Acompanha-se com o molho da estação.

Molho Salada Quente

3 colheres sopa azeite
1 colher sopa limão
1/2 colher chá mostarda de Dijon
1 colher sopa tomilho fresco (sem os pauzinhos)

Bate-se o azeite com o limão até emulsionar, junta-se a mostarda e o tomilho e deita-se sobre a salada. Serve-se de imediato.

Molho Salada Fria

1 gema de ovo
1 colher sopa limão
1/2 colher chá sal
50 grs manteiga sem sal

Num processador (ou num shaker), bate-se a gema com o limão e o sal até emulsionar. Derrete-se a manteiga até ferver (mas sem queimar - é necessário que a temperatura seja elevada para espessar o molho e cozer a gema). Junta-se ao preparado anterior e bate-se de novo. Serve-se à parte. Este molho deve ser mantido refrigerado antes de usar.

12 comentários:

  1. Bela salada esta!
    Também costumo usar ovinhos de codorniz, são tão engraçados...
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Linda salada!!! E sua louça também, este prato da última foto é genial. Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Hummmm...bem como eu gosto! Prato simples e com cor! :o) Aliás, Suzana, as tuas fotos são das melhores que circulam pela blogoesfera! Quanto aos ovos de cordoniz, lembro-me que comi em miúda. Nestas férias estive tentada a comprar mas, queria-me parecer que o M. ia-me pôr a comê-los sozinha! Ele é um bocadito esquisito! Relembra-me: o sabor não é muito diferente dos ovos de galinha, pois não?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Como sempre fotos lindas Suzana!
    O prato está maravilhoso, super colorido!
    Adorei esta salada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Obrigada meninas!

    Cris, a louça é da Vista Alegre, uma decoração já um pouco antiga.

    Migas, os ovos de codonorniz são muito idênticos em sabor aos de galinha, em contrapartida são muito mais chatos de descascar!!

    Bjs para todas

    ResponderEliminar
  6. Que saladinha fantástica e que aspecto lindo!

    Os ovos de codorniz conferem-lhe requinte, acho que vou fazer muito brevemente e provar as duas versões: quente e fria!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Que delícia de salada , não precisa nem de prato principal!!!! Bjs

    ResponderEliminar
  8. Suzana, passa no meu blog tenho lá um pequeno deafio para ti :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que luxo....ainda mais em duas versões: quente e fria.
    A foto está maravilhosa....
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta salada! Já a copiei, obrigada por partilhar!

    bjs, bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Estou de água na boca. Demorei a postar no colher por falta de tempo mas hoje estou colocando tudo la, inclusive a minha. ja vou anotar esta salada para fazer e levar para o trabalho. adorei. E estou com a Cris, tuas louças são show.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!