24.1.08

Uma Pizza à la Donna Hay



A minha adoração pela Donna Hay remonta ao primeiro encontro com um dos seus livros. As receitas simples, mas sempre cuidadas, fotografadas e dispostas de forma irrepreensível prenderam a minha atenção desde o primeiro segundo. Há uns dias ao deambular entre as revistas de uma livraria do meu bairro, eis que se não quando ali estava ela: a mais linda, a mais perfeita (e a mais cara!) revista de culinária - a Donna Hay em revista. Era um número atrasado (Issue 35) mas não era eu que ia reclamar! A pizza que se segue não chega perto da Don(n)a original, mas deixou-me muito satisfeita com o resultado. A receita da massa é da dita maravilha em forma de revista e o resto de uma fixação de pêras e Gorgonzola com Pancetta, "arrumados" mais ou menos segundo receita da Bon Appétit.

Pizza de Pêra, Gorgonzola e Pancetta com Espinafres em Pesto de Nozes

massa pizza
Donna Hay magazine Issue 35, p.79

4 individuais*

1 colher chá fermento
1/4 colher chá açucar
3/4 cup água morna
1 1/2 chávenas (225 grs/8) farinha 55, peneirada
1/2 colher chá sal
2 colheres sopa azeite
Semolina para polvilhar (a receita original não pede mas é essencial para não agarrar ao papel vegetal)

Coloca-se o fermento, o açucar e a água numa tigela pequena e mexe-se para misturar. Reserva-se por 5 minutos numa zona quente. Junta-se a farinha, o sal e o azeite numa tigela grande e abre-se uma cova ao centro. Adiciona-se o fermento e mexe-se com uma faca até a massa começar a formar-se. Deita-se numa superfície enfarinhada e amassa-se até estar macia e elástica (eu demorei 10 minutos). Coloca-se a massa numa tigela untada com azeite, cobre-se com um pano e deixa-se a levedar por 30 minutes ou até ter duplicado de tamanho. Divide-se a massa em 4 partes iguais (individuais) ou ao meio (para 2 pessoas cada).

* A massa é suficiente para duas pizzas para 2 pessoas ou 4 individuais. Congelei metade, uma vez que só fiz para dois. Como fazer: quando a amassadura está terminada (e antes de levedar), prepara-se a massa que se quiser congelar. Numa tigela pequena com um pouco de azeite, rolam-se as bolas de massa a congelar e coloca-se cada uma num saco de congelação. Congela-se de imediato e consome-se no prazo máximo de 3 meses. No dia antes de se querer fazer a pizza, remove-se do congelador para o frigorífico e deixa-se descongelar lentamente durante a noite. Segue-se a receita a partir daqui.

Aquece-se o forno a 180ºC e coloca-se a pedra para pizza no terço inferior do forno (eu uso a pedra do meu grelhador, mas mármore ou granito assim como pedra sabão também podem ser usadas). Estica-se a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada generosamente com semolina até atingir 2-3 mm de espessura e formar um círculo. Polvilha-se com semolina no topo.



Cobertura

2 pessoas

Para o pesto de nozes:
3/4 chávena de nozes
3 colheres sopa azeite
3 colheres sopa mel
2 colheres sopa coentros picados

4 fatias Havarti
4 fatias Pancetta
1 pêra, fatiada finamente
1/2 chávena Gorgonzola esmigalhado
6 folhas médias de espinafres frescos ainda com os caules

No forno pré-aquecido, torrar as nozes por 5 minutos. Numa picadora, colocar as nozes e adicionar o azeite, o mel e os coentros. Picar até formar uma pasta. temperar de sal e pimenta e acrescentar azeite se necessário para atingir a consistência certa.

Cozem-se os espinafres ao vapor, num recipiente para o efeito colocado sobre um tacho com água a ferver, até estarem macios. Remove-se do lume e apertam-se par retirar o excesso de líquido. Reserva-se.

Espalha-se o pesto sobre a massa e coloca-se o Havarti em pedaços. Passa-se o papel vegetal com a pizza para a pedra pré-aquecida. Coze-se até o queijo derreter, cerca de 12 minutos. Retira-se do forno (cuidado para não se queimarem!). Dispôe-se a pêra fatiada e a Pancetta alternadamente e coloca-se o Gorgonzola por cima. Tempera-se com pimenta preta. Coze-se por mais 3 minutos para o Gorgonzola derreter. Remove-se do forno, espalham-se os espinafres e mantém-se quente por um par de minutos para os sabores estabilizarem. Serve-se de imediato.

nota: Eu voltei a colocar a pizza no forno com os espinafres mas é totalmente desnecessário.