2.2.08

A Cor Púrpura



Ao folhear uma revista fiquei parada a olhar para uma misteriosa linda mulher (daquelas que só as revistas de moda têm) que envergava um vestido púrpura. De parar o trânsito. O vestido, não a mulher. O artigo era sobre a paleta de cor de inverno, repleta de tons a lembrar as cores brilhantes das pedras preciosas. O Púrpura era a cor a usar. Assim uma espécie de novo Black. Era a exacta cor que eu queria para a minha sopa. Um creme de um brilhante e misterioso púrpura. O novo Verde no mundo das sopas! O Provador sabe bem o que esperar do almoço ou do jantar (i.e. TUDO) e não se surpreende por dá cá aquela sopa. Mas o pobre não conseguiu suster um Eh lá! perante o prato de sopa. As fotos não fazem justiça à poderosa cor! Escusado será dizer que ando pois à procura do tal vestido, o que tem cor de sopa...

Sopa Púrpura

6-8 Porções

3 colheres sopa azeite extra virgem
2 cebolas médias, picadas grosseiramente
sal
2 colheres sopa cominhos (ou a gosto)
2 maças Granny Smith médias, descascadas e picadas
1 couve roxa média (cerca de 750grs), picada
4-6 chávenas caldo legumes

Numa panela de fundo grosso, aquecer o azeite. Quando este estiver quente, adicionar os cominhos e as cebolas. Alourar durante uns minutos e juntar as maçãs. Deixar cozinhar até estas estarem macias. Juntar a couve (sem a parte rija do pé) e temperar com sal. Acrescentar o caldo e deixar cozer, sensivelmente 20 minutos. Reduzir a puré com a varinha mágica.

Para servir, misturar um pouco de vinagre de cidra. Decorar com queijo de cabra, maçã fatiada e uma pitada de cominhos. Pode igualmente ser servida simples. É deliciosa das duas formas!