29.3.08

Madeleines au Chocolat



Mais vale tarde que nunca. Evidentemente, constata-se o óbvio! Ando desaparecida desta cozinha, atarefada entre panelas e tachos menos virtuais na cozinha cá de casa, por onde têm passado inúmeros (e sempre benvindos!) elementos da famelga e amigos. Confesso que tenho fotografado pouco e as horas do dia não me têm chegado para os afazeres. Estas madeleines estão "no frasco" há quase um mês e são ainda resquícios da aventura française e de umas formas de silicone compradas em Paris.

Madeleines au Chocolat

18 unidades

100 grs chocolate negro (70% cacau)
4 colheres sopa manteiga sem sal
3 ovos
1/2 chávena açucar
2 colheres sopa mel
2/3 chávena farinha com fermento
sal
icing sugar

Coloca-se o chocolate em pedaços com a manteiga numa tigela (que suporte o calor) sobre um tacho com água a ferver, de forma à tigela não deve tocar a água. Batem-se as gemas com o açucar até a massa estar clarinha e ter duplicado de volume. Junta-se o chocolate e a manteiga, o mel e por fim a farinha, mexendo entre cada ingrediente. Batem-se as claras em castelo com uma pitada de sal e envolvem-se cuidadosamente na massa. Cobre-se com película e mantém-se no frigorífico pelo menos 1 hora, mas preferencialmente de um dia para o outro.

Aquece-se o forno a 180ºC. Coloca-se uma colher de massa em cada concavidade. Leva-se ao forno por 9 minutos. As madeleines devem ficar pouco cozidas ou estarão muito secas. Retirar do forno e deixar arrefecer 2 minutos antes de retirar das formas e polvilhar com icing sugar.