19.3.08

Salmão com Couscous de Ervas



Volta não volta, volto ao salmão. A qualidade do peixe é essencial e o salmão fresco bate aos pontos o congelado e aqui incluo mesmo o bom salmão congelado. Este almoço estava delicioso e a única explicação é a qualidade do peixe e o modo como foi transformado em filetes e não em lombos, como é mais corrente. Não fazia couscous há uma eternidade e queria uma forma diferente que combinasse com o salmão salteado brevemente em azeite. Fui folheando o Jamie's Dinners (que aliás tenho usado muito pouco - sorry maninho!) e lá saltou uma receita de salmão com couscous. O pior é que eu não tinha a maioria dos ingredientes: courgette, anchovas, espargos... Lá fiz com o que havia e ao sabor dos acontecimentos. Servi com uma salada de rúcula com vinagre balsâmico.

Salmão com Couscous de Ervas

2 pessoas

2 filetes salmão fresco, sem espinhas (cerca de 350 grs)
2 colheres sopa azeite
100 grs couscous
3 tomates maduros, aos cubos
sumo 1/2 limão
1 colher chá oregãos
1 dente alho picadinho
1/2 chávena coentros picados
sal e pimenta rosa

Numa tigela, deita-se o couscous e junta-se água a ferver até cobrir ligeiramente. Deixa-se hidratar por 5 minutos. Numa frigideira de fundo pesado, salteia-se o salmão no azeite, 2 minutos de cada lado. Tempera-se com sal e pimenta e retira-se da frigideira. Aproveitam-se os sucos do peixe para aquecer o tomate aos cubinhos com o alho e os oregãos, junta-se de imediato o couscous (entretanto solto com o auxílio de um garfo). Deixa-se por 2 minutos até começar a saltear e junta-se o sumo de limão. Rectifica-se o tempero, retira-se do lume, adicionam-se os coentros picados e colocam-se os filetes por cima. Deixa-se tapado por 2 minutos para os sabores se misturarem.




Outras receitas:
Lombos de Salmão Recheados

13 comentários:

  1. Mas eu tenho um vidrinho de anchovas aqui!!! Humm, já estou imaginando este cuscuz!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Suzana.....as fotos me conquistaram e o couscous então....aiaia. Aqui em casa nunca falta couscous ... o maridoco tunisiano não deixa... Divino...
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  3. Suzana , adoro salmão e tb acho um peixe super tenro e saboroso!!! Sua receita com o couscous está divina!!!Bjks

    ResponderEliminar
  4. Só passei para te desejar uma Boa Páscoa!

    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Suzana, tuas fotos estão lindas! Vc acredita que nunca provei couscous? Depois de ler a tua receita, fiquei animada... Boa Páscoa! Um beijo,

    ResponderEliminar
  6. Aposto que ficou delicioso!
    Beijos e abraços e uma Páscoa feliz!

    ResponderEliminar
  7. Oi Suzana,
    nao como peixe, mas suas fotos estao lindas!!! NAo so desse post nao, as outras tb!!!!
    bjsss

    ResponderEliminar
  8. Fiquei encantada com este prato.
    Jamais me passaria pela cabeça acompanhr salmão com couscous!
    Fantástico.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Salmão já teve sua época aqui em Sampa. Mas pra mim é sempre a época. Gostei da receita.

    ResponderEliminar
  10. Suzana adoro o seu blog e a forma como descreve as suas receitas. Eu ca continuo experimentando e aprendendo cada dia a melhor um pouco o meu blog. Adorei a ideia do couscous com o salmão e vou experimentar para poder comentar depois.
    Parabens

    ResponderEliminar
  11. Delicia Suzana , adoro salmao, acho que esse couscous de hervas , isso sem contar com a pariencia maravilhosa do prato
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Essa receita parece maravilhosa. Vou tentar fazê-la o mais rápido possível. Parabéns pelo Blog.

    Tiago

    Visite: www.nacozinha.wordpress.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!