17.3.08

Sopa Spicy



Reclamo se chove e se não chove. Reclamo se o dólar está em baixa e se está que não se pode. Reclamo se o inverno veio para ficar e se o verão está para chegar. Reclamo. Reclamo o tempo todo! É a minha natureza. O que é (no mínimo) a desculpa mais esfarrapada que existe, mas tem-me servido e dá aquele ar de inevitabilidade. Porque não quero que as sopas vão embora com o resto do frio que ainda cá anda e arranque definitivamente a época das saladas, aqui fica a minha versão de dahl (sopa indiana bem condimentada). Ah, e normalmente reclamo se está picante e se está demasiado 'branda'. Desta feita estava quase no ponto, só faltava um pouquinho de 'estalo' no travo final.

dahl

4 porções

1 1/2 chávenas lentilhas coral (em crú)
1 cebola média, picada
4 colheres sopa azeite
1 cenoura grande, aos cubinhos
1 colher café açafrão das índias (curcuma)
1/2 colher café cominhos
1/2 colher café gengibre moído
2 tomates grandes maduros (mas firmes), aos cubos
3 chávenas caldo de legumes ou galinha
sal a gosto
1/2 chávena coentros picados

Picar a cebola e alourar em duas colheres de azeite, numa caçarola média. Juntar a cenoura e o açafrão e refogar 2 minutos. Deitar as lentilhas e adicionar o caldo. Deixar cozer por 10 minutos. Numa pequena frigideira, aquecer o restante azeite e deitar os cominhos e o gengibre. Adicionar os tomates aos cubos e deixar apurar por 2 minutos. Rectificar o sal quando as lentilhas estiverem cozidas, juntar os tomates e acrescentar os coentros picados na hora de servir.

15 comentários:

  1. sopa exótica e com coentros é para mim.Gostei desta receita.Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Isso é o que eu chamo uma sopa para aquecer.
    Não conhecia, gostei dos ingredientes, e claro: vou experimentar.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. eu nao vou reclamar de um prato desses...ah juro q nao!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Se é "picant" é comigo mesmo.....comeria uma colherada agorinha mesmo.
    A foto nem preciso dizer....linda, linda, linda.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  5. Minha amiga...spicy is my middle name (sem segundos sentidos, por favor!). Desconhecia essa tua característica de personalidade (a de reclamar), mas gostei de saber que não sou a única!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. adoro sopas..amo o frio...e..sopas picantes..é muito bom!!a sua tá linda..e..o frio começa a chegar por aqui...mas..acredite:eu?só reclamo do calor!!amo o frio...rss..bjus

    ResponderEliminar
  7. Vejo que farei companhia somente à mesa, e não à sopa... perdão, tenho de confessar que não gosto das picantes!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Sopa com especiarias, bem diferente. Vale a pena experimentar. É só esperar pelo frio que aida demora um pouco para chegar.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  9. Neste frio de verão essa sopinha cai bem.
    Agora só falta criar a sopa Suxxar.

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia esta sopa e gostei bastante dos ingredientes que leva, também gosto de comida picante e vou tomar nota da receita.
    Essa característica de reclamar também faz parte da minha personalidade, ficou contente por saber que não sou a única :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Eu nao acho por aqui, ou pelo menos nunca vi a lentilha coral.Adorei a sopa Parece otima para aquecer o coprpo e a alma
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Esta foto de uma colherada desta sopa está demais . me deu vontade de tomar um pratão!! Bjks

    ResponderEliminar
  13. Hahahah. Eu sempre digo que argentino reclama se faz frio e reclama se faz calor, nem que voce morasse aqui. Adoro essas sopas cheias de sabor e comfortantes. Anotadisima , par o s dias frios.
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Que bela sopinha, um conforto para os olhos e para o estomago...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  15. Que sopinha boa!!! Vou fazer por aqui. Ja cansei do inverno, mas como o frio nao da tregua: da-lhe sopa pra aquecer.
    *Gostaria de te pedir uma informacao: como consigo colocar um link para traducao do blog que nem esta no seu? Meu email e anittabh@hotmail.com
    Obrigada desde ja.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!