30.4.08

Cheesecake Pops



Abril foi um mês cheio. Cheio de trabalho, de novos projectos, de amigos, de jogos de ténis, de sol e chuva, de planos de viagem e de encontros para recordar. Abril foi o mês em que corri de um lado para o outro como uma barata tonta, chegando inevitavelmente atrasada e saindo cedo, dormindo pouco e rabujando muito. Abril foi o mês em que finalmente coloquei caras nas belas amizades que fiz graças a este blog e a quem agradeço o carinho com que me têm mimado (vocês sabem quem são, sintam-se mimadas de volta).

Abril foi o mês em que me levantei às 8 da madrugada num sábado e fiz Cheesecake Pops com um olho aberto e outro fechado. A receita é do desafio de Abril dos Daring Bakers e é uma receita de cheesecake a manter. O original pode ser encontrado nos blogs da Deborah e da Elle que escolheram a receita do livro Sticky, Chewy, Messy, Gooey de Jill O’Connor.




Cheesecake Pops
(1/2 receita)

20 unidades

600 grs queijo em creme (tipo Philadelphia)
1 chávena açucar
2 colheres sopa farinha trigo
pitada de sal
3 ovos médios
1 gema
1 colher chá extracto baunilha
50ml natas

150 grs chocolate à escolha, preto, de leite, branco (usei chocolate Lindt 70% nuns e chocolate de leite com amêndoas noutros)
1 colher sopa óleo vegetal (usei óleo de amendoim)

Avelãs, confetti, coco ralado ou qualquer decoração à escolha.

Aquece-se o forno a 160ºC. Põe-se água a ferver, suficiente para encher até meio um tabuleiro onde caiba a forma onde se vai cozer o cheesecake.

Numa tigela, bate-se o queijo com o açucar, a farinha e o sal. Adicionam-se os ovos e a gema, um de cada vez, batendo entre cada adição. Junta-se o extracto de baunilha e as natas.

Unta-se uma forma com manteiga e deita-se a massa. Coloca-se no tabuleiro e leva-se ao forno por 35-45 minutos em banho-maria, até estar firme e dourado.

Retira-se do forno e deixa-se arrefecer. Cobre-se com película e leva-se ao frigorífico durante 3 horas ou de um dia para o outro.

Quando o cheesecake estiver firme, fazem-se bolas e colocam-se sobre uma folha de papel vegetal. (Pode usar-se uma colher de gelado ou usar as mãos, untando ligeiramente as mesmas com óleo para não agarrar) Insere-se um pauzinho em cada bola (usei espetadas de cocktail) e levam-se ao congelador para gelarem durante 1 – 2 horas.

Quando os cheesecake pops estiverem congelados e prontos para a cobertura, prepara-se o chocolate. Numa tigela à prova de calor, sobre um tacho com água a ferver, derrete-se o chocolate. Deve ter-se o cuidado da tigela não tocar na água e de não aquecer demasiado o chocolate. Quando este estiver meio derretido, junta-se o óleo e mexe-se até a mistura estar homogénea.

Com movimentos rápidos, insere-se o cheesecake pop no chocolate derretido, rodando para cobrir. Opcionalmente, pode neste ponto passar-se cada cheesecake pop por outras coberturas como avelãs ou coco ralado.

Congela-se durante 24 horas, antes de servir. Os cheesecake pops mantêm-se no congelador por 2 semanas cobertos por um saco plástico ou papel de alumínio.