22.4.08

Clafoutis, parte III



As horas dos dias não me chegam para as encomendas. Nada de novo considerando que é assim desde... bem, desde sempre! Mas ultimamente piorou, não consigo encontrar tempo para tudo o que requer a minha total atenção: família, amigos, alunos, trabalho, cozinha, livros, música... E depois há o ténis, o último dos meus vícios. Não é todos os dias que o jogador n.1 do mundo (aka The Mighty Federer) vem jogar no meu "quintal". De modo que fui ao Estoril, apanhei várias molhas e um escaldão no nariz... Fantástico, não é? Dois pelo preço de um! O bom foi poder passar tempo com amigos que nunca vejo, falar pelos cotovelos (coisa difícil para mim), fazer ziliões de fotografias - o que eu ADORO fotografar outdoors! - e no final o meu favorito ganhou!

Game over. De volta à cozinha. É tempo do novo Hay Hay it’s Donna Day! A Bron, anfitriã do evento este mês escolheu o super tema clafoutis! Como andava para experimentar esta versão de bacon e figos, calhou mesmo bem!

Clafoutis de Bacon e Figos

6 individuais

2 ovos
1/2 chávena leite
1 chavena Parmesão, ralado grosseiramente
1/2 chávena farinha integral
1/4 chávena pistachios, picados
1/2 cebola roxa, fatiada finamente
12 figos secos, abertos ao meio
1/4 chávena Vinho Porto (usei um Tawny)
bacon (cerca de 1 chávena), em cubos
sal e pimenta, a gosto

Aquecer o forno a 180°C.

Põem-se os figos a marinar no Porto pelo menos por 1 hora para hidratar.

Num frigideira anti-aderente, cozinha-se o bacon com um pouco de água até começar a dourar. Adiciona-se os figos (escorridos) e a cebola, mexendo sempre para não pegar. Cozinha-se por 2 minutos. Deita-se o vinho e deixa-se evaporar. Reserva-se.

Numa tigela média, mexem-se os ovos com o Parmesão. Deita-se o leite e mexe-se bem. Adiciona-se a farinha aos poucos, sem deixar de mexer. Tempera-se com sal e pimenta (dependendo se o bacon é muito ou pouco salgado). Divide-se a mistura do bacon pelos 6 pratos individuais de ir ao forno, previamente untados de manteiga e polvilhados com farinha. Deita-se a massa por cima, devagar para não alterar a disposição dos figos. Polvilha-se com os pistachios picados. Leva-se ao forno por 20 minutos ou até estar cozido. Serve-se de imediato, simples ou com uma salada de rúcula.



Outros Clafoutis:
Clafoutis de Requeijão com Tomates Cherry
Clafoutis de Feta com Courgettes

26 comentários:

  1. Que delícia.....nossa aquela garfada cairia como uma luva agora...
    Lindas fotos como sempre.
    Bjcas e parabéns pleo jogo de tênis.

    ResponderEliminar
  2. Suzana, que delícia que deve ser!!!
    Hummmmm, demais!
    Eu também não perderia a oportunidade de vê-lo jogar!
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Tem um excelente aspecto. Faz-me desejar roubar aquela garfada da foto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Cara boa...parece até que sinto o cheirinho do bacon.

    Beijos da Ana.

    ResponderEliminar
  5. que boa combinacao e as formas de coracao sao lindas!!! também quero ter :-( receita anotada!!! beijocas

    ResponderEliminar
  6. Quanta coisa deliciosa por aqui?!!! Meu marido e enteado também não perderiam o Federer.

    ResponderEliminar
  7. Até fiquei sem voz...! Essa combinação de sabores é perfeita. Simplesmente. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Olá Susana!
    Gostei de conhecê-la, mas afinal já vinha cá há muito tempo, gosto das suas receitas, fazem o meu género!

    ResponderEliminar
  9. Que delícia deve ser esse clafoutis! Adorei a combinação dos ingredientes, simples e requintados. O aspecto está fabuloso como sempre e as formas de coração lindas!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. UAU!
    Minha alma está "parva", eu adoro figos em pratos salgados, (aliás: gosto mais de fruta em salgados que doces).
    Não só a receita é um show assim como as formas.
    Também apanhei umas molhas valentes este fim de semana, mas infelizmente não foi no Estoril.

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Ai miuda, que saudades!!! Fiquei tão contente com a visita e os comentários, fartei-me de rir...
    Ok, estás condecorada com a grande medalha dos clafoutis!!! Minha Deusa dos clafoutis, quero um destes e um bolo dos outros lá de baixo, pode ser???
    Beijoca enorme: minha e do Pinguinho!!!

    ResponderEliminar
  12. Há terceira superaste-te! E mais não digo...pois não quero acreditar que ontem não me levaste um coraçãozinho desses!

    ResponderEliminar
  13. vais ter de me compensar de alguma forma!

    ResponderEliminar
  14. Uma combinação perfeita de sabores e ingredientes. Fiquei aqui imaginado...é uma tentação.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  15. Tenho paixao por figos e essa combinacao ficou perfeita. Tenho que te copiar logo.
    um beijo

    ResponderEliminar
  16. Olá! Já nem sei como vim aqui parar, afinal esta blogosfera das comidinhas está toda interligada. Gosto sempre de encontrar "foodaolicos" como eu, gostei do teu blog, das receitas, das fotos e o clafotis tem muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  17. Eu sempre vi clafoutis doce. salgado deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  18. Que legal poder assistir a um jogo profissional!! Mas essa tua receita é de dar agua na boca, e me parece ser muito facil. Claro que vou copiar e reproduzir rs
    bjos

    ResponderEliminar
  19. Não conhecia este prato..deve ser saborosíssimo...e suas fotos cm sempre divinas!!!bjs

    ResponderEliminar
  20. Menina, tempo aqui também é um problema.

    ResponderEliminar
  21. Suzana, gostei muito de a conhecer...foi um jantar muito agradável. Para ser sincera não conhecia o seu blog, mas pelo que já vi ficarei visitante assídua, tem receitas deliciosas!!!

    ResponderEliminar
  22. Oi Suzana, passei para dizer-lhe que aguardo ansioso pela receitinha que me enviará para a festa de 1 Ano do Cuecas na Cozinha.

    até
    Alessander Guerra
    www.cuecasnacozinha.com

    ResponderEliminar
  23. Oi Suzana. Tenho um blog culinário que mostra receitas passo a passo e também minha principal paixão, os bolos decorados. Gostei muito do seu blog e adicionei o endereço à minha lista de blogs que vou visitar sempre. Faço o convite para conhecerem meu blog, e, caso acharem que mereço um link no seu blog, ficarei muito grato. Obrigado, BETO.

    ResponderEliminar
  24. Muito boa a receita ( e as fotos) do clafoutis. Esta é pra fazer !!
    Agora o Federer, tá jogando bem menos, né ?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!