22.4.08

Clafoutis, parte III



As horas dos dias não me chegam para as encomendas. Nada de novo considerando que é assim desde... bem, desde sempre! Mas ultimamente piorou, não consigo encontrar tempo para tudo o que requer a minha total atenção: família, amigos, alunos, trabalho, cozinha, livros, música... E depois há o ténis, o último dos meus vícios. Não é todos os dias que o jogador n.1 do mundo (aka The Mighty Federer) vem jogar no meu "quintal". De modo que fui ao Estoril, apanhei várias molhas e um escaldão no nariz... Fantástico, não é? Dois pelo preço de um! O bom foi poder passar tempo com amigos que nunca vejo, falar pelos cotovelos (coisa difícil para mim), fazer ziliões de fotografias - o que eu ADORO fotografar outdoors! - e no final o meu favorito ganhou!

Game over. De volta à cozinha. É tempo do novo Hay Hay it’s Donna Day! A Bron, anfitriã do evento este mês escolheu o super tema clafoutis! Como andava para experimentar esta versão de bacon e figos, calhou mesmo bem!

Clafoutis de Bacon e Figos

6 individuais

2 ovos
1/2 chávena leite
1 chavena Parmesão, ralado grosseiramente
1/2 chávena farinha integral
1/4 chávena pistachios, picados
1/2 cebola roxa, fatiada finamente
12 figos secos, abertos ao meio
1/4 chávena Vinho Porto (usei um Tawny)
bacon (cerca de 1 chávena), em cubos
sal e pimenta, a gosto

Aquecer o forno a 180°C.

Põem-se os figos a marinar no Porto pelo menos por 1 hora para hidratar.

Num frigideira anti-aderente, cozinha-se o bacon com um pouco de água até começar a dourar. Adiciona-se os figos (escorridos) e a cebola, mexendo sempre para não pegar. Cozinha-se por 2 minutos. Deita-se o vinho e deixa-se evaporar. Reserva-se.

Numa tigela média, mexem-se os ovos com o Parmesão. Deita-se o leite e mexe-se bem. Adiciona-se a farinha aos poucos, sem deixar de mexer. Tempera-se com sal e pimenta (dependendo se o bacon é muito ou pouco salgado). Divide-se a mistura do bacon pelos 6 pratos individuais de ir ao forno, previamente untados de manteiga e polvilhados com farinha. Deita-se a massa por cima, devagar para não alterar a disposição dos figos. Polvilha-se com os pistachios picados. Leva-se ao forno por 20 minutos ou até estar cozido. Serve-se de imediato, simples ou com uma salada de rúcula.



Outros Clafoutis:
Clafoutis de Requeijão com Tomates Cherry
Clafoutis de Feta com Courgettes