3.4.08

O Bolo de Festa Perfeito



Já falei nos Daring Bakers por aqui. O conceito é simples: um grupo de blogueiros que todos os meses fazem a mesma receita (escolhida por um anfitrião), com as inovações que considerem interessantes sem alterar a receita original. A minha primeira experiência foi uma Lemon Meringue Tart que resultou num desastre e depois um French Bread da Julia Child com uma receita de 10 páginas!!! Percebe-se porque é que nunca se proporcionou colocar nenhuma das receitas aqui em português! Este mês a receita escolhida foi The Perfect Party Cake, da Dorie Greenspan, com honras de tradução.

Desde que o desafio foi lançado no início do mês, andei com uma música dos The Divine Comedy na cabeça. Não que tenha a ver mas enfim...

Give me your love
And I'll give you the perfect lovesong
With a divine Beatles bassline
And a big old Beach Boys sound


Como tal, dêem-me a vossa atenção e dar-vos-ei o Bolo Perfeito! ;)



The Perfect Party Cake
Adaptado de Baking From My Home To Yours de Dorie Greenspan


Para o bolo

2 1/4 chávenas farinha para bolos com fermento
1 colher sopa fermento em pó
½ colher chá sal
1 ¼ chávenas de leite ou buttermilk (usei buttermilk - para cada chávena de leite adicionar uma colher de sopa de sumo de limao. Deixar descansar por 10 minutos antes de utilizar)
4 claras ovos (grandes)
1 ½ chávenas açucar
2 colheres chá raspa de limão (não usei, aromatizei com 2 colheres sopa de lavanda)
8 colheres sopa manteiga sem sal, à temperatura ambiente
½ colher chá extracto limão (não usei)

Para o creme de manteiga
(fiz ½ receita)
1 chávena açucar
4 claras ovos (grandes)
20 colheres sopa manteiga sem sal, à temperatura ambiente
¼ chávena sumo limão (de 2 limões grandes)
1 colher chá extracto baunilha

Para finalizar o bolo

2/3 chávena doce de framboesa (sem graínhas) mexido vigorosamente ou levemente aquecido para liquidificar
cerca de 1 ½ chávenas coco ralado


Para fazer o bolo

Peneirar a farinha, o fermento em pó e o sal. Numa tigela, bater as claras ligeiramente (com um garfo) e juntar o buttermilk.
Noutra tigela, misturar o açucar e a raspa de limão com os dedos até o açucar ganhar a fragância do limão. Adicionar a manteiga e bater a média velocidade por 3 minutos, até a massa estar clarinha. Adicionar o extracto e bater de novo. Envolver a mistura dos ovos e a da farinha alternadamente (3 vezes) até totalmente incorporadas.
Finalmente, bater 2 minutos para assegurar que a massa fica homogénea e com bastante ar. (Passei esta parte, envolvi apenas)
Divide-se a massa por duas formas iguais com cerca de 20cm, untadas e polvilhadas, com papel vegetal no fundo (usei 16 formas de muffins) e alisa-se com uma espátula.
Leva-se ao forno a 180º por 30-35 minutos (os meus levaram 25 minutos) ou até estarem cozidos – inserir um palito no centro e verificar.
Desenformar, colocar os bolos sobre uma grelha durante 5 minutos e retirar o papel vegetal. Deixar arrefecer (os bolos podem ser feitos no dia anterior ou congelados por 2 meses).

Para fazer o creme de manteiga

Colocam-se as claras e o açucar numa tigela (que suporte o calor) sobre um tacho com água a ferver, de forma à tigela não deve tocar a água. Mexer até o açucar se dissolver, cerca de 3 minutos. Com um batedor eléctrico, bater o merengue até arrefecer por 5 minutos. Adicionar a manteiga, aos poucos e bater até estar macio e cremoso e bater por 6-10 minutos. Se durante o processo o creme se separar, continue a bater até voltar a criar consistência e estar homogéneo. Juntar o sumo de limão, aos poucos até estar incorporado e depois o extracto de baunilha. Cobrir com película e reservar.

Finalizar o bolo
Com uma faca afiada, cortar cada bolo em dois. Colocar o fundo do bolo num prato de servir e espalhar 1/3 da geleia. Cobrir com 1/4 do creme de manteiga. Colocar a outra metade e repetir o processo com as restantes camadas, tendo o cuidado de colocar a última camada com o fundo para cima. Utilizar o restante creme para barrar o bolo, no topo e nos lados. Pressionar o coco ralado dos lados e no topo.

Servir à temperatura ambiente. O bolo é melhor no dia mas pode ser guardado, coberto, por 2 dias no frigorífico.

Fiz 16 bolinhos e usei recheios diferentes: creme de manteiga, morangos num xarope de lavanda com morangos simples e natas e mascarpone com geleia de morango e morangos.