14.5.08

Cogumelos Recheados em Boa Companhia



"o que é isto? Isto é o almoço, coração... Oh vá lá, o que é que isto tem? Fazemos assim, tu adivinhas e eu dou-te um presente. És mesmo melga! Com prazer. Temos negócio? Sim claro, como se eu alguma vez fosse adivinhar tudo o que esta coisa tem..."

O meu adorado marido (aka O Provador) é uma boca santa, gosta de quase tudo e fica contente com comidas simples, mas não se nega a experimentar novas receitas. O Provador perfeito, portanto. Mas às vezes a coisa descamba e é preciso estômago para aguentar o meu espírito criativo em ebulição!! Por sorte desta vez não foi o caso.

Cogumelos recheados nunca falham! E a combinação com polenta grelhada e tomates cherry assados deu um almoço de semana perfeito. Sim, às vezes temos a sorte de poder almoçar juntos durante a semana e em casa. Para tal, é preciso que os planetas se alinhem, os eléctricos andem e que um de nós dê uma corrida antes do almoço e outro o faça a seguir à refeição. Mas e apesar da relativa confusão não pode saber melhor!

Cogumelos Recheados com Roquefort e Ameixa sobre Polenta com Tomilho grelhada e Tomates Cherry Assados
Para 2

Para a polenta
1/3 chávena (cerca 80 grs) polenta rápida
1 e 1/2 chávenas (cerca 325ml) água a ferver
1/3 chávena queijo Parmesão, ralado
1 colher chá manteiga
1 colher sopa tomilho fresco, só as folhinhas
sal
1 colher sopa azeite

Polvilha-se a polenta sobre a água a ferver com uma pitada de sal, numa frigideira anti-aderente. Mexe-se em lume brando por um par de minutos, até espessar. Retira-se do lume e junta-se o Parmesão, a manteiga e o tomilho. Deita-se a polenta numa forma rectangular e deixa-se arrefecer (cerca de 10 minutos). Corta-se a polenta em triângulos ou quadrados. Grelha-se numa frigideira anti-aderente com o azeite, 3-4 minutos de cada lado até estar dourada. Serve-se quente, com os cogumelos recheados em cima.

Para os cogumelos recheados
6-8 cogumelos frescos grandes (ou 2 Portobello)
6-8 ameixas secas, sem caroço
2-3 colheres sopa queijo Roquefort
6-8 colheres chá queijo Mozzarella, ralado
Sal e pimenta preta moída na altura

Aquece-se o forno a 175ºC. Limpam-se os cogumelos com papel absorvente húmido. Com cuidado retiram-se os pés (podem ser utilizados em guisados ou sopas). Colocam-se os cogumelos num prato de ir ao forno com a concavidade para cima. Temperam-se com sal e pimenta. Coloca-se uma ameixa em cada um e com uma colher pequena, enche-se com um pouco de queijo Roquefort. Polvilha-se cada um com Mozzarella ralado, pressionando ligeiramente para o recheio se unir e não cair. Vai ao forno por 10-15 minutos ou até que os cogumelos se apresentem cozinhados e os queijos completamente derretidos.

Para os tomates assados

8-12 tomates Cherry
pitada de sal
1 colher de sopa azeite

Colocam-se os tomates num prato fundo de ir ao forno. Temperam-se com uma pitada de sal e regam-se com o azeite. Assam-se por 10-15 minutos, até estarem quebrados e sumarentos. (Prepare os tomates primeiro para os poder levar ao forno ao mesmo tempo que os cogumelos)

Para servir, colocam-se os cogumelos recheados sobre as fatias de polenta grelhadas. Juntam-se os tomates assados ao lado e acompanha-se com uma salada de folhas verdes. Utiliza-se o sumo dos tomates para temperar a salada. Serve-se quente.

Stuffed Mushrooms

Outras receitas:
Muffins de Ervas com Recheio