23.5.08

Lemon Curd gelado com Iogurte

Lemon Curd Frozen Yogurt

Se a vida te dá limões faz... mojitos, tartes merengadas, lemon curd ou limão confitado. No meu caso, não é a vida mas o limoeiro dos meus pais que me faz inventar utilizações para infindáveis limões, lustrosos e docinhos. Sorte a minha que adoro citrinos. Quaisquer citrinos. Tangerinas, laranjas, toranjas, clementinas, limas, limões... o que vier. Mas se eu só pudesse ficar com um citrino para o resto da vida, a escolha seria feita sem quaisquer exitações: venham os limões!! Sou uma lemon girl, porque o doce nunca é tão doce sem o limão. ;)

Desde que a minha cozinha virou uma Choux Factory e todos os livros e revistas da Donna Hay saltaram da minha estante tenho andado - com pouca surpresa - numa de receitas da Donna. Esta é uma receita fácil e refrescante para uma Primavera que teima em não se manifestar! :( Rain, rain go way, just come back another day...

Lemon Curd gelado com Iogurte
Adaptado de Donna Hay's Magazine, Issue 35

(A receita original é para 8. Usei 1/4 que deu 2 boas taças individuais)

1 chávena leite(240 ml)
1 chávena (220 grs) açucar
1/4 chávena (25 grs) farinha milho
1/2 chávena leite, extra (120 ml)
160 grs manteiga sem sal, em cubos
2/3 chávena sumo limão (160 ml)
2 colheres sopa raspa limão
6 gemas (usei 2 pequenas)
1 kg iogurte baunilha
1/3 chávena (50 grs) icing sugar, peneirado

Coloca-se o leite e o açucar numa caçarola em lume brando e mexe-se até o açucar dissolver. Mistura-se a farinha de milho com o leite extra numa tigela. Adiciona-se à mistura anterior e leva-se ao lume por 2 minutos ou até engrossar. Adiciona-se a manteiga e mexe-se até esta derreter e a mistura estar homogénea. Acrescenta-se o sumo de limão e as gemas e deixa-se cozer, mexendo continuamente por 2-3 minutos. Deixa-se arrefecer.

Coloca-se o iogurte com o icing sugar numa tigela e mexe-se para este se dissolver. Põem-se 2 colheres de sopa da mistura de iogurte numa taça ou copo. Cobre-se com 2 colheres de sopa de lemon curd e 2 colheres de sopa da mistura de iogurte. Repete-se quantas vezes for necessário. Congela-se por 3-4 horas ou até solidificar. Faz 8 doses.


O meu lemon curd ficou demasiado espesso. Sugiro um mais líquido que permita espalhar e ficar em camadas em vez de, como o meu, ficar aos bocados...

Lemon Curd Frozen Yogurt

Sugar High Friday Citrus, mais informação em The Domestic Goddess e todas as receitas em Tartelette.