9.6.08

Gougères e um jogo de futebol

Gougères

Uma ressalva prévia para quem espera mais uma manifestação de euforia colectiva como as muitas que têm surgido nos últimos dias depois da vitória de Portugal frente à Turquia: este não é um post sobre futebol. Eu não sou uma fervorosa adepta do maior desporto do mundo e o Euro 2008 não é o centro das minhas atenções nos dias que correm. Mas é quase impossível não embarcar na insanidade nacional que se instalou! Não querer saber do Euro é como tentar não festejar o Natal: ou uma pessoa se cansa a explicar 347 vezes que não quer saber ou se associa e pronto, problema resolvido. Se os comboios não andam, se o Porto de Lisboa pára, se o meu sogro mete férias e até os meus amigos non-futebol-a-holics me perguntam onde vou ver o jogo da selecção, o que é que eu que posso fazer??

Pois faço aquilo que sei fazer. Faço gougères, que os nervos do jogo pedem algo que se mastigue. Depois dos profiteroles, andava ansiosamente à espera de uma oportunidade para experimentar esta variação de massa choux. Usei a receita de uma revista francesa que a minha amiga Pipoka me deu a conhecer, a Saveurs. E dei por mim a roer as unhas e arrancar os cabelos de cada vez que a bola foi ao poste e a gritar os golos como se percebesse alguma coisa do quatro-quatro-dois ou da subida dos médio-ala... O que hei-de eu fazer se a única ligação entre comida e futebol que me ocorre é a (pouco correcta) expressão de 'até os comemos'... aos gougères, claro!

Gougéres de Cheddar
Adaptado de Saveurs, n.160 Avril/Mai 2008

½ chávena (120 ml) água
½ chávena (120 ml) leite
80 grs manteiga sem sal
¾ chávena + 1 colher sopa (120 grs) farinha
4 ovos
½ chávena Cheddar, ralado + ½ chávena para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar a água, o leite e a manteiga num tacho em lume forte até ferver. Adicionar a farinha (peneirada) e mexer com uma colher de pau. Levar a lume fraco, mexendo sempre, até a mistura despegar dos lados do tacho. Retira-se do lume e coloca-se numa tigela. Junta-se o queijo Cheddar. Bate-se com a batedeira eléctrica (com as varas para massa), adicionando gradualmente os ovos (um a um) até a massa estar homogénea. Deita-se a massa em pequenos montinhos, com bastante espaço entre si, num tabuleiro com papel vegetal. Polvilham-se com o restante queijo. Cozem-se durante 25 minutos ou até estarem inchados e dourados. Deixam-se no forno por 3 minutos, com a porta entreaberta. Arrefecem sobre uma grelha metálica.

Gougères