16.7.08

Almoço nas montanhas

Hermanov Hram

A minha mais memorável refeição na Eslovénia foi composta por minestrone, um prato de gnocchi e uma fatia de strudel. Demasiado 'normal'? Talvez soe dessa forma... mas a simplicidade nunca deixa de me surpreender, especialmente quando a qualidade dos ingredientes e o talento de quem cozinha são inquestionáveis. Não me entendam mal, esta fantástica refeição não teve lugar num requintado restaurante, nem a assinatura de um reconhecido Chef. Quando a minha colega ofereceu generosamente levar-nos para fora de Liubliana no feriado nacional (Dia da Eslovénia), eu escolhi quase de imediato o Lago Bled. Muito bem - disse ela - podemos ir pelas montanhas e almoçamos lá. Não teremos trufas ou caviar, mas a comida não podia ser melhor. Tão verdade!

Este delicioso restaurante nas montanhas, perto da fronteira italiana, é gerido por um adorável casal de meia idade, com uma história de vida extraordinária. A vista do jardim e da horta é de cortar a respiração. Fiquei parada sem conseguir deixar de olhar o cume das montanhas, nem mesmo quando um magote de ciclistas italianos inrompeu por ali adentro - no típico Italian Style - e os meus pensamentos foram interrompidos e se perderam para sempre.

View from Hermanov Hram

Porque é que não ficam cá fora? É muito mais agradável. A sugestão foi dada pela proprietária e seguida de imediato. Senti-me em casa quando ela nos pediu que puséssemos a mesa! A comida era deliciosa: primeiro, minestrone - o melhor que já comi. Quando lhe disse exactamente isso, a senhora ofereceu-se para me ensinar a fazê-lo e deu-me a receita logo ali! O meu querido marido (aka o Provador) estava a adorar até ouvir que a sopa levava cevada... Cevada! Muito interessante, pensei eu. Como se pudesse ler os meus pensamentos, o pobre quase saltou da cadeira. Não vais levar cevada da Eslovénia. No way! Hehehe, como é que ele sabia?

Minestrone

Este minestrone está na minha lista de receitas a fazer e assim que eu tiver tempo para ir à procura da cevada (que alguém não me deixou trazer de Liubliana) hei-de experimentar!

O meu segundo prato foi um gnocchi de cogumelos [em cima, no topo à direita]. Perfeito em cada aspecto: sabor, textura, cor, tudo estava no sítio certo. O Provador comeu goulash com polenta [em cima, na base à direita], outro prato tradicional, que cheirava maravilhosamente e ouvi dizer estava muito bom. A nossa refeição terminou com uma local strudel, de novo muito simples com um toque especial dado pela adição dos damascos à maçã. De-li-cio-sa!

Apricot Apple Strudel