22.7.08

Figo Mania

Fig Salad

Está calor. Está calor e eu tenho de trabalhar. O que quero dizer é que está calor, tenho de trabalhar e as minhas férias na praia parecem a léguas de distância (faltam duas semanas). Provavelmente já perceberam: estou irritadiça. Também estou cansada, o que certamente não ajuda a melhor a minha disposição... O tempo parece esvair-se-me por entre os dedos nos dias que correm. Não consigo chegar nem a meio da minha lista diária de coisas a fazer e já chegou a noite, com o meu corpo a recusar-se a continuar na mesma velocidade! A minha cozinha tem andado a meio gás, sem tempo nem energia para empregar nas refeições após os dias longos de trabalho. Sopas, sandwiches, saladas, muffins salgados e toneladas de frutas de verão têm preenchido a ementa. Diz-se que os seres humanos podiam viver só de figos — tal são as potencialidades nutricionais deste fruto. E eu podia corroborar perfeitamente tal teoria, tal é a minha preferência por eles! Quando a minha sogra me trouxe uma mão cheia de figos - os primeiros da temporada - eu sabia exactamente o que fazer com eles: uma salada, nada mais.

Fig Salad

Salada de Figos e Rúcola

Para 2

2-3 mãos cheias rúcola
4 figos maduros (mas firmes), cortados ao meio
3 colheres sopa sultanas douradas
1 requeijão (de Seia), em pedaços
2 colheres sopa mel
sal e pimenta preta
4 fatias brioche (ou pão)

Põe-se a rúcola numa tigela e rega-se com o mel. Juntam-se os figos, em metades. Adicionam-se as sultanas e o requeijão. Tempera-se com sal e pimenta preta, a gosto. Cuidadosamente, mexe-se tudo (com as mãos abertas).

Aquecem-se as fatias de brioche na torradeira e servem-se quentes com a salada.

Vinagrete

3 colheres sopa azeite
1 colher sopa vinagre balsâmico

Bate-se o azeite com o vinagre balsâmico, até engrossar. Deita-se sobre a salada. Serve-se imediatamente.