22.7.08

Figo Mania

Fig Salad

Está calor. Está calor e eu tenho de trabalhar. O que quero dizer é que está calor, tenho de trabalhar e as minhas férias na praia parecem a léguas de distância (faltam duas semanas). Provavelmente já perceberam: estou irritadiça. Também estou cansada, o que certamente não ajuda a melhor a minha disposição... O tempo parece esvair-se-me por entre os dedos nos dias que correm. Não consigo chegar nem a meio da minha lista diária de coisas a fazer e já chegou a noite, com o meu corpo a recusar-se a continuar na mesma velocidade! A minha cozinha tem andado a meio gás, sem tempo nem energia para empregar nas refeições após os dias longos de trabalho. Sopas, sandwiches, saladas, muffins salgados e toneladas de frutas de verão têm preenchido a ementa. Diz-se que os seres humanos podiam viver só de figos — tal são as potencialidades nutricionais deste fruto. E eu podia corroborar perfeitamente tal teoria, tal é a minha preferência por eles! Quando a minha sogra me trouxe uma mão cheia de figos - os primeiros da temporada - eu sabia exactamente o que fazer com eles: uma salada, nada mais.

Fig Salad

Salada de Figos e Rúcola

Para 2

2-3 mãos cheias rúcola
4 figos maduros (mas firmes), cortados ao meio
3 colheres sopa sultanas douradas
1 requeijão (de Seia), em pedaços
2 colheres sopa mel
sal e pimenta preta
4 fatias brioche (ou pão)

Põe-se a rúcola numa tigela e rega-se com o mel. Juntam-se os figos, em metades. Adicionam-se as sultanas e o requeijão. Tempera-se com sal e pimenta preta, a gosto. Cuidadosamente, mexe-se tudo (com as mãos abertas).

Aquecem-se as fatias de brioche na torradeira e servem-se quentes com a salada.

Vinagrete

3 colheres sopa azeite
1 colher sopa vinagre balsâmico

Bate-se o azeite com o vinagre balsâmico, até engrossar. Deita-se sobre a salada. Serve-se imediatamente.

15 comentários:

  1. Sempre uma poesia seu cantinho...
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. os figos estão entre as minhas futas favoritas!
    bjo,
    Nina.

    ResponderEliminar
  3. Adoro rúcula, imaginá-la regada com mel e acompanhada de figos é assim qualquer coisa de especial. Preparo-me para igualmente entrar de férias e deliciar-me com figos frescos apanhados pela manhã, durante pelo menos umas 3 semaninhas. Uma loucura, esse fruto!

    ResponderEliminar
  4. Esta é daquelas coisas que antes de nos deliciarem o paladar se come com os olhos.

    Espero que consigas ultrapassar o dificil periodo pré férias com disposição suficiente para nos continuares a trazer estas delicias fresquinhas.

    Beijo

    ResponderEliminar
  5. doro saladas com figos,acho super frescas. Também ando cansada e com preguica, mas me prometi a mim mesma que vou sair desse marasmo. Também quero ferias !!!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Eu também amo figos e viveria deles, mas prefiro esta salada maravilhosa sua, Suzana!

    ResponderEliminar
  7. Mesmo gostando muito de frutas em saladas ainda não experimentei com figos. Sua idéia é ótima.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Esta saladinha está com um aspecto divinal!!!!

    Beijinho
    Susana

    ResponderEliminar
  9. Suzana, que fotos lindas! Os figos estão belíssimos, realmente... Eu também me alimentaria de figos facilmente, hehehe!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. E que bela salada, Suzana! Soberba!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Esta salada ficou linda. Parabéns.

    www.khodair.com.br

    ResponderEliminar
  12. Desde a primeira vez que este site veio ao meu encontro, não consigo resisitir a constantes "espreitadelas". Digiro cada palavra com o mesmo prazer com que degusto as imagens...

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  13. "Diz-se que os seres humanos podiam viver só de figos — tal são as potencialidades nutricionais deste fruto." Eu podia mesmo!! : )
    Adoro essa salada e faço uma bem parecida! Deliciosas...
    Bj

    ResponderEliminar
  14. Gostei desta salada, irei faz~e-la assim que conseguir uns figuinhos!

    ResponderEliminar
  15. Como é que me pode ter escapado esta salada com uma das minhas frutas favoritas? Ando mesmo tonta de todo!

    Vou fazer, com toda a certeza. Lá para o final de agosto ou setembro (a época do figo cá em casa...depois explico-te).


    bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!