4.9.08

Cozinho, logo existo

Egg Salad

Penso, logo existo. O conhecido filósofo francês René Descartes no seu famoso "Discurso do Método" criou aquela que viria a ser uma das frases mais interessantes da existência da humanidade, apenas possível graças à sempre desconcertante curiosidade humana. Pensar existe intrinsecamente à mente, no sentido em que todos os seres humanos pensam(?), estabelecendo sem margem para dúvida a sua existência. Onde raios quero chegar? Um minuto da vossa existência - perdão, da vossa paciência - e eu chego lá. ;)

Rocket Salad

Mais recentemente, o neurologista português António Damásio contrapôs a ideia "Sinto, logo existo" no fantástico livro "O Sentimento de Si". Questões complexas como Quem sou eu? De onde venho? E o que hei-de almoçar hoje? surgem permanentemente. Questões que podem nunca vir a ter uma resposta! António Damásio acredita que as nossas emoções são a chave da consciência. Eu também. O que não prova nada para além da minha admiração e respeito pelo senhor. A minha intenção com toda esta conversa é que eu preciso de cozinhar. Não é uma missão ou uma tarefa. É simplesmente a minha forma de me sentir viva. E talvez isso explique a minha necessidade de cozinhar mesmo quando estou longe da minha cozinha, em férias ou de viagem, aqui ou nos antípodas. Em qualquer parte. Não se esperam receitas complexas, mas refeições simples e fáceis de preparar acompanham-me sempre e este verão não foi excepção. Saladas, sandwiches ou bruschettas. Tudo para me manter feliz. Cozinhar não pode ser separado do meu ser, logo existo!

Prosciutto Bruschetta

Bruschetta de Tomate e Manjericão com Presunto

Para 2

2 fatias pão, grelhado de ambos os lados
1 dente alho, pelado
azeite virgem extra de boa qualidade
vinagre balsâmico
4-6 tomates Cherry maduros, cortados ao meio
4 folhas manjericão, picadas grosseiramente
2 fatias finas de presunto
sal e pimenta a gosto

Colocam-se os tomates numa tigela e adiciona-se o manjericão. Tempera-se com sal e pimenta e rega-se com azeite e umas gotas de vinagre balsâmico. Mexe-se. Corta-se o dente de alho ao meio e esfrega-se no pão (que deve estar quente para melhor assimilar o sabor). Salpica-se com azeite. Coloca-se cada fatia num prato, deita-se uma colherada de tomate, empurrando ligeiramente para que o líquido seja absorvido pelo pão. Termina-se com o presunto em cima. Serve-se quente.