11.9.08

Far... and away

far1

Uma vez por outra, o bom do meu marido agarra um livro de culinária das prateleiras da cozinha (ou do chão...) e escolhe uma receita. Podias fazer isto. É sempre uma receita que eu provavelmente não escolheria ou simplesmente um prato de carne que nunca fazem parte das minhas prioridades. Desta vez, O Provador pôs o dedo num Far aux pêches et à la menthe de um dos meus muitos livros franceses da Marabout. Muitas vezes referido como Far Breton, o far é um bolo/pudim, entre um flan e um clafoutis, e é óptimo servido como complemento de pequeno-almoço ou como sobremesa ligeira. Com a cozinha povoada de frutas de verão, a escolha revelou-se mais que perfeita! Nectarinas, menta (um presente da minha amiga Marizé) e algumas amêndoas lascadas... Mesdames et messieurs, voilá!

far2

Far de Nectarinas com Amêndoas
Ligeiramente adaptado de Isabel Brancq-Lepage, Flans, fars et clafoutis, Marabout.

Para 6-8

2 chávenas (500ml) leite
3 ovos
3/4 chávena (100grs) farinha, peneirada
1/2 chávena (125grs) açucar superfino + 2 colheres sopa, para polvilhar
4 nectarinas maduras, mas firmes
4 folhas menta
1 colher sopa manteiga
2 colheres sopa amêndoa lascada

Aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga um prato fundo de ir ao forno (ou 6 a 8 ramequins individuais) e polvilhe com açucar.

Descasque as nectarinas, remova o caroço e corte em fatias finas. Distribua pelo prato previamente preparado e junte as folhas de menta, separadas.

Bata os ovos numa tigela pequena. Peneire a farinha e o açucar juntamente numa tigela. Lentamente, adicione o leite e os ovos à mistura, batendo até a massa estar homogénea. Deite a massa sobre a fruta. Distribua as amêndoas em cima. Coza por 40-45 minutos ou até estar dourado e estaladiço no rebordo. (Não coza demasiado. O far deve ser húmido no interior, com uma textura semelhante a um flan) Polvilhe com açucar. Sirva morno, do prato.

far3

19 comentários:

  1. Tout simplement magnifique! Félicitations. ;-)

    Bisous.

    ResponderEliminar
  2. Outstanding pick of him!
    Tudo perfeito, combinacao de ingredientes e que apresentacao linda.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. O maridao tem bom gosto, e pela visto ficou divino com vc execultando, parabens está lindo.

    ResponderEliminar
  4. O meu marido também sempre escolhe pratos que , nao pensaria em fazer. As vezes acerta.;)
    Adorei , parece ser delicioso. E também adorei os potinhos lindos de mais.
    Beijos

    ResponderEliminar
  5. maridão habilidoso, não é?
    que maravilha... com o toque de frescura da menta.

    ResponderEliminar
  6. Suzana, estou apaixonada pelo seu blog, é lindo, parabéns! E essas travessas de petit poá?! Divinas!

    Já conhece o "madames"? Se ainda não, passe para nos visitar!
    Beijos.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma vez fico deliciada com o que leio e vejo (as fotos estão soberbas, como sempre).
    Não me canso de visitar este teu canto.
    Parabéns e Bjs

    ResponderEliminar
  8. Esse Far Breton está de matar.... Também adoro os livros da Marabout...todo fantásticos e as receitas sempre dão certo. Eu tenho esse de flans ... bom demais. Suzana agora essas vasilhas de bolinha....que charme....menina...lindos.
    Bjcas.

    ResponderEliminar
  9. Estou tão orgulhosa da filhota da minha menta gigante.
    Ter alguem que nos ajude a decidir o que fazer já é uma grande ajuda mesmo sendo doces, e neste caso o casal fez uma dupla perfeita, a escolha de um nas mãos do outro resultou na perfeição.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. Conheci sobre os fars na Elvira... fiquei encantada.
    E agora, uma sugestão fantástica, linda e promete ser saborasíssima!
    E lindíssimas também as travessinhas!!!
    O marido escolheu bem e você executou magnificamente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Suzana, que far breton LINDO!! :-)
    Voce conseguiu me fazer salivar com essa primeira foto. E os refratarios de bolinha--ow, so cute! :-)

    um beijo!

    ResponderEliminar
  12. Pois dê os meus parabéns a ele, por favor, porque o danado tem bom gosto - que sobremesa maravilhosa!

    ResponderEliminar
  13. E eu a pensar que o "bom do teu marido" tinha ia pôr mãos à obra! ahahah Afinal, ele é melhor a escolher! :o)

    A primeira foto está absolutamente apetitosa! Aliás, as TUAS fotos são sempre apetitosas! Ando tentada a experimentar este Farzinho... :o)

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. É favor retirar o "tira" do post acima! Assim: deve ler-se: " e eu a pensar que o "bom do teu marido" ia pôr mãos à obra! :o)

    As minhas desculpas para te mandar mais um beijo! :o)

    ResponderEliminar
  15. Olá!!

    Um dedo com pontaria e duas mãos habilidosas...:)
    Este far tem um aspecto delicioso e está amoroso dentro das "formas" às bolinhas!:)
    Lindo!:)

    ResponderEliminar
  16. Que tentação! Adorei os teus recipientes às bolinhas. :)

    ResponderEliminar
  17. Mulher,

    Tinha-me passado completamemte esta receita...agora é que eu estou a perceber as "formas"... eu quero!!!

    bjs

    PS - estou toldada de inveja...peço desculpa, mas não consigo comentar a receita.

    ResponderEliminar
  18. olá Suzana,
    Tenho um pequeno mimo para ti no meu blog(http://acozinhadasandra.blogspot.com/2008/09/prmios.html).
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. Oi Suzana. Sempre acompanho o seu blog e suas receitas e fotos são bárbaras! PARABÉNS! Depois, me faz uma visita!
    Bjos,
    Dani

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!