11.9.08

Far... and away

far1

Uma vez por outra, o bom do meu marido agarra um livro de culinária das prateleiras da cozinha (ou do chão...) e escolhe uma receita. Podias fazer isto. É sempre uma receita que eu provavelmente não escolheria ou simplesmente um prato de carne que nunca fazem parte das minhas prioridades. Desta vez, O Provador pôs o dedo num Far aux pêches et à la menthe de um dos meus muitos livros franceses da Marabout. Muitas vezes referido como Far Breton, o far é um bolo/pudim, entre um flan e um clafoutis, e é óptimo servido como complemento de pequeno-almoço ou como sobremesa ligeira. Com a cozinha povoada de frutas de verão, a escolha revelou-se mais que perfeita! Nectarinas, menta (um presente da minha amiga Marizé) e algumas amêndoas lascadas... Mesdames et messieurs, voilá!

far2

Far de Nectarinas com Amêndoas
Ligeiramente adaptado de Isabel Brancq-Lepage, Flans, fars et clafoutis, Marabout.

Para 6-8

2 chávenas (500ml) leite
3 ovos
3/4 chávena (100grs) farinha, peneirada
1/2 chávena (125grs) açucar superfino + 2 colheres sopa, para polvilhar
4 nectarinas maduras, mas firmes
4 folhas menta
1 colher sopa manteiga
2 colheres sopa amêndoa lascada

Aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga um prato fundo de ir ao forno (ou 6 a 8 ramequins individuais) e polvilhe com açucar.

Descasque as nectarinas, remova o caroço e corte em fatias finas. Distribua pelo prato previamente preparado e junte as folhas de menta, separadas.

Bata os ovos numa tigela pequena. Peneire a farinha e o açucar juntamente numa tigela. Lentamente, adicione o leite e os ovos à mistura, batendo até a massa estar homogénea. Deite a massa sobre a fruta. Distribua as amêndoas em cima. Coza por 40-45 minutos ou até estar dourado e estaladiço no rebordo. (Não coza demasiado. O far deve ser húmido no interior, com uma textura semelhante a um flan) Polvilhe com açucar. Sirva morno, do prato.

far3