10.10.08

Da Provença com amor

Tian de Pommes

As nossas férias na praia são o que se pode chamar 'peculiares' graças a um de nós (moi) ter uma relação mal resolvida com o sol. Por isso, inventamos programas para as tardes calientes e enquanto os mortais trabalham para o bronze (e para a altíssima taxa de cancro da pele...), a inadequada solar visita exposições arrastando o seu pobre (e pálido) cara-metade.

Foi numa tarde de Agosto que rumámos à cidade para ver uma exposição de fotojornalismo da World Press Foto em pleno Algarve. Quiz o destino que na marina, lá para os lados da exposição, se fizesse uma feira do livro... Ah tentação! Fomos, claro. O senhor Provador cedo acolocou 2 livros de ficção debaixo do braço e eu abri e fechei um livro de receitas em tons de azul e limões na capa. É melhor levares. Os livros não me cabem nas prateleiras. Eu tenho meia dúzia de livros de cozinha francesa. Leva o livro. É pesado... Arrumei o livro. Para pegar de novo e voltar a arrumar. E voltar a fazê-lo. Repetidamente. Fui resgatada desta luta de mim para comigo, quando o meu parceiro de mil lutas e poucos sóis pegou no livro sem uma palavra e, de caminho para a caixa, me empurrou para a saída. A minha gargalhada ainda ecoa pela tenda! O livro? Esse encontrou a muito custo um lugarzinho na prateleira de cima expulsando para a sala as revistas Saveurs...

Tian de Pommes

Tian* de Pommes
Adaptado de Gui Gedda e Marie-Pierre Moine, Sabores da Provença, Editora Civilização.

Para 4-6

6 maçãs vermelhas (pequenas), com casca e sem caroço
75 grs manteiga sem sal
100 ml leite frio
200 ml natas
100 grs amêndoas moídas
1 colher sopa farinha milho
4 ovos (médios)
3 colheres sopa açucar
açucar em pó (opcional)

Aqueça o forno a 200ºC. Retire o caroço às maçãs com um descaroçador, corte ao meio e depois em fatias finas.

Derreta a manteiga numa frigideira anti-aderente em lume médio. Junte as maçãs e aloure durante 3 a 5 minutos, mexendo cuidadosamente para não quebrar as fatias. Retire do lume e reserve.

Numa taça grande, bata o leite, as natas, a amêndoa e a farinha de milho. Junte os ovos e o açucar. Bata bem até envolver todos os ingredientes. Deite as maçãs no preparado e mexa.

Unte com manteiga um prato fundo de ir ao forno (ou 6 a 8 ramequins individuais) e polvilhe com açucar. Espalhe a massa uniformemente. Leve ao forno por 30-35 minutos se utilizar pratos individuais ou 45 minutos se se tratar de um prato grande.

Polvilhe com açucar em pó. Sirva quente ou morno.

* Tian é um prato de barro que pode ser oval, rectangular ou redondo; os gratinados confeccionados assim podem ser doces ou salgados e são chamados tians.