27.10.08

Um iogurte com sabor

Pomegranate Yoghurt with Toasted Pistachios

Como é que escolho as receitas que escolho? Procuro, penso sobre a receita, gosto/não gosto - 90% trabalho, 10% inspiração. Mas claro, cada receita tem a sua estória. E a verdade é que a coisa nem sempre é trabalhada assim tanto! É só a minha mentezinha de designer (e a metodologia projectual) a assumir primazia. Se se tratar de sabores de gelados, pode escolher 'baunilha' porque sim. Mas se estiver a discutir as opções de um projecto comigo já não pode ser 'amarelo' porque lhe apetece! Eu gostava de ter anos de vida pela frente como as vezes que repito estas frases aos meus alunos... Porque tal significaria uma vida muito longa! Trabalhar com jovens que se querem tornar designers nem sempre é fácil, mas pode ser muito recompensador.

Esta conversa toda? Bordeaux escolheu como tema para esta edição do Hay hay it's Donna Day o iogurte. O meu primeiro impulso foi fazer iogurte de stracciatella e depois pensei, stracciatella porquê? Mmmm, sei lá... porque sim. E deixou de me parecer certo! As escolhas que se fazem podem ser baseadas no instinto pessoal do momento, mas esse instinto tem de ser estimulado, informado e em última análise, se alguém nos pergunta, é bom que se saiba desconstruir o pensamento que nos levou lá. A minha amiga Pipoka fez a pergunta do 'milhão de dólares'. Afinal porque que é que juntei romã e pistácios a iogurte? Porque a combinação me pareceu feliz, porque eu já comi os dois juntos (provavelmente também na Turquia), porque gostei do sumo das sementes e do estaladiço dos frutos secos, porque as cores vão bem umas com as outras, porque é tempo das romãs...

Pomegranate Yoghurt with Toasted Pistachios

Iogurte de Romã com Pistachios Torrados
Ligeiramente adaptado da receita da Donna hay, via Marita Says

Para 4 porções

1/2 chávena (125ml) sumo romã*
1/4 chávena açucar (ou um pouco menos, dependendo se a romã é mais ou menos doce)
1 chávena (250ml) iogurte natural, fresco
1 chávena (250ml) natas, para bater

Prepare o xarope, colocando o sumo e o açucar numa frigideira sobre lume fraco. Mexa até o açucar se dissolver completamente. Deixe ferver por 4 minutos e reserve por outros 5 minutos. Quando o xarope arrefecer, acrescente-o aos outros ingredientes numa tigela e bata até estar macio e cremoso.

Sirva com sementes de romã e pistácios torrados (cerca de 2 colheres de sopa de cada por pessoa ou mais, a gosto).

Notas

Use um avental velho quando estiver a tratar das romãs. Se possível trabalhe no exterior. (Esta ressalva é importante, as nódoas de romã ficam para SEMPRE!)

Como descascar e retirar as sementes de uma romã aqui.

* Para o sumo, usei uma romã grande e madura. Retire as sementes com uma colher e coloque-as num pano de cozinha velho (mas limpo) sobre uma tigela. Aperte as sementes até o sumo começar a sair. Coe o sumo por um segundo pano (ou papel de cozinha). Se a quantidade não for suficiente para a receita, adicione um pouco de água à polpa, e ajuste o açucar.

Para torrar pistácios, coloque-os numa frigideira anti-aderente (suficientemente grande para estes formarem apenas uma camada) sobre lume médio. Deixe tostar, agitando a frigideira frequentemente, até os frutos secos começarem a ficar dourados, cerca de 5 minutos. Deixe arrefecer ligeiramente antes de usar. Pique os pistácios.

Pomegranate Yoghurt with Toasted Pistachios

11 comentários:

  1. Suzana querida, que delícia de iogurte... fresquinho, e tão saboroso... amei demais da conta!!!
    Beijos minha flor! =D

    ResponderEliminar
  2. Realmente as cores relacionam-se muito bem entre si e a combinação dos dois ingredientes parece-me divina, gosto de romã e gosto também de pistachios.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Suzana, endosso o que voce disse; essa eh uma combinacao feliz.
    Bem lembrado sobre a lambuza ao trtar a fruta. Meu marido adora fazer isso, mas depois la vou eu limpar os milhoes de respingos.

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Suzana, essa receita tah no papo! :-)
    Adorei a ideia desses tres ingredientes elegantes combinados, pra trazer de snack no trabalho.. um beijo,

    ResponderEliminar
  5. Olá, Susana!

    Deixo aqui mais uma colherada, nesse iogurte divino!

    A mim parece-me estupenda a combinação de romã e pistacho com o iogurte!
    Além disso, é uma sugestão maravilhosa para uma sobremesa light!...:)

    As fotos ficaram lindas e a apresentação excelente!:)

    ResponderEliminar
  6. Suzana,
    Adorei a sugestão e agradeço porque para as meninas(os) que fazem restrição calórica é muito difícil encontrar uma sobremesa boa e que se enquadre no seu plano alimentar. Esta adequa-se lindamente.
    Beijinhos.
    Susana.

    ResponderEliminar
  7. Olá Suzana =)
    Lindo lindo o teu iogurte e agora que faço iogurtes em casa as sugestões são sempre bem vindas...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Suzana, o sabor está na minha boca!
    Que delicia e ótimo para o corpo.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Suzana, fiquei surpreendida com a sua escolha. Acho que nunca pensaria em tais ingredientes e, no entanto, estou desejosa de experimentar! Parece-me um casamento perfeito =)

    bjs, boa semana

    ResponderEliminar
  10. Quando ouço a palavra iogurte vou logo a correr espreitar (É o reflexo de pavlov lol)

    Adorei a combinação :)

    ResponderEliminar
  11. roma e pistachos... deve combinar bem! as fotos pelo menos abrem o apetite ;-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!