14.11.08

5 livros + 10 imagens

5 favourite cookbooks

Os livros são almas residentes cá em casa e povoam os espaço como se de verdadeiros seres pensantes se tratasse. Espalham-se pelas paredes, acumulam-se no chão, ficam esquecidos nas mesas. As minhas pilhas são desordenadas, em equilíbrio periclitante, sempre em vias de desmoronar, enquanto as do Provador são arrumadas, sempre estáveis e por vezes temáticas... Oferecemo-nos livros e contamos a história das nossas existências a partir deles. Esquecemo-nos propositadamente de uns e recusamos esconder outros, celebramos os livros e não vivemos sem eles.

O Marcel Gussoni do Sabor Sonoro e a Dani Oliveira da Cozinha Travessa desafiaram-me para escolher 3 dos meus livros favoritos. Como a minha cabeça é como as minhas pilhas de livros, em desalinho e com falta de uma 'geral' permanente, fiquei com a ideia de que eram 5 livros... Enfim. Aqui ficam 3 escolhas possíveis, de ontem, publicadas hoje com a certeza de que amanhã seriam certamente diferentes.

A Platter of Figs

A minha última paixão chama-se David Tanis. Eu tenho esta mania de desenvolver paixões assolapadas por homens que não conheço... A coisa não é patológica porque a terapia passa por cozinhar as receitas deles e seguir em frente. Este A Platter of Figs & Other Recipes é um livro delicioso, de uma singeleza arrebatadora. Aconselho vivamente.

O meu livro favorito do Jamie Oliver tem de ser o Jamie's Italy. Fica aqui o novo Jamie's Ministry of Food, sobretudo pelo conceito e pela campanha na divulgação da ideia. Cozinhar é/pode ser um prazer, numa sociedade que deixou de o fazer e, pior que isso, de o saber fazer.

E last but not least, o livrinho do Nigel Slater, Real Fast Food, a que recorro em busca de combinações de ingredientes e que se lê (não tem fotos) como se de literatura se tratasse.

Passo a palavra, porque tenho curiosidade de saber que livros escolhem:
a Mariana do Caos na Cozinha
a Ana Elisa de La Cucinetta
a minha amiga Marizé nos seus Tachos de Ensaio
a Laranjinha dos Cinco Quartos de Laranja
e a Dona Pipoka, timoneira das Three Fat Ladies!

Não resisto a apontar "fora de competição" o delicioso livro da Tessa Kiros sobre a comida portuguesa. Piripiri starfish é um livro que faz sonhar. Quando eu escrever livros, quero ser como esta senhora!

Tessa Kiros' Piripiri Starfish

Há muito, muito tempo, a Sylvia do La vida en Buenos Aires y afines convidou-me a partilhar 10 imagens deste blog. Com atraso e a escolha de outros dias, aqui ficam.

10 photos