28.1.09

2 em 1

Sugar-grilled Date Mango with Maple Ricotta

A girl gotta do what a girl gotta do.
De momento, esta girl não sabe como se haver com a quantidade de trabalhos e exames que se amontoam sobre a secretária. Às vezes é preciso continuar apenas, sem pensar muito e acreditar que melhores dias virão. Há um cansaço que se instala de mansinho, mas não tenho tempo (ou vontade) para pensar nisso. A ideia de que no final da semana que vem estará tudo feito, mantém-me à tona e lá avanço... Mais uns dias e estou a fazer a mala! Mas essa é outra estória. ;)

Hoje é 2 em 1: duas receitas num post! Porque esta edição do Hay Hay it's Donna Hay tem dois temas: Fruta grelhada em açucar e Espetadas Satay, aqui ficam duas sugestões.

Sugar-grilled Date Mango with Maple Ricotta

Tâmaras e Mangas assadas com Maple Ricotta e Waffles de Baunilha

Para 4

2 mangas maduras mas firmes, às fatias
8 tâmaras, sem caroço e picadas
1/3 chávena (60g) açucar mascavado

Maple Ricotta

1/2 chávena (125ml) ricotta
1/4 chávena (60ml) natas (ou leite)
1½ colheres sopa maple syrup
1-2 colheres sopa maple flakes (opcional), para polvilhar

Pressione a parte cortada das mangas no açucar. Numa frigideira anti-aderente quente, coloque os pedaços de manga, alguns de cada, cozinhando 1 minuto de cada lado até ficar dourado. Limpe a frigideira e continue com a restante manga. Na última camada, adicione as tâmaras e deixe cozinhar por 1 minuto. Para fazer o ricotta com xarope de maple, combine o queijo, natas e xarope numa tigela.

Waffles de Baunilha
Adaptado de Jacqueline Malouf's Breakfasts, p. 48.

Para 4

2 ovos grandes, separados
1 chávena (250 ml) leite
1/4 chávena (60 grs) manteiga, derretida
1/2 colher chá extracto baunilha
1 chávena + 2 colheres sopa (180 grs) farinha
pitada sal
1 1/2 colheres sopa açucar granulado
1 1/2 colher chá fermento em pó

Bata as gemas como leite, a manteiga e o extracto de baunilha numa tigela. Peneire a farinha, açucar, sal e fermento em pó. Combine as misturas líquida e seca, até obter uma massa uniforme. Bata as claras em castelo. Cuidadosamente (para não quebrar), envolva as claras na massa.

Pré-aqueça a máquina de waffles. Coloque alguma massa (aproximadamente uma concha mal cheia) e deixe cozer de acordo com as instrucções da máquina. Retire a waffle quando esta estiver pronta. Cubra com um pano, para manter quente, enquanto prepara as restantes waffles.

Para servir, disponha as frutas nas waffles e deite o maple ricotta por cima. Raspe o caramelo que ficou na frigideira. Polvilhe com maple flakes para servir.

Mushroom Turkey Satay

Espetadas Satay de Perú e Cogumelos
Ligeiramente adaptado de Kate Belcher, receita aqui.

Para 4

Molho Satay

200g amendoins
1 colheres sopa açucar amarelo
2 colheres sopa molho soja escuro
sumo de 1 lima
1 lata (200ml) leite de côco

Coloque os amendoins, açucar, molho de soja, sumo de lima e o leite de côco num processador. Pulse, 2 ou 3 vezes até todos os ingredientes estarem combinados (adicione um pouco de água gelada se estiver demasiado grosso). Tempere com pimenta preta acabada de moer. Servi com espetadas de peito de perú e cogumelos frescos.

Espetadas de Perú

Coloque 8 espetos de madeira em água quente. Envolva as tiras finas de peito de perú (2-3 por cada espetadas) com metade do molho satay e deixe marinar numa tigela por 10 minutos. Pré-aqueça o grill do forno. Forre um tabuleiro com alumínio e alinhe as espetadas. Leve ao grill durante 8-10 minutos, até estarem douradas e cozinhadas (vire a meio do tempo).

Espetadas de Cogumelos

Coloque os cogumelos (4 ou 5 por espetada) nos espetos - eu fiz 4 com 200 grs de cogumelos. Tempere com sal e leve ao grill com as espetadas de perú, até estarem grelhados.

Sirva as espetadas de perú e as de cogumelos com o restante molho satay e quartos de lima (ou limão).