15.1.09

Sopa de Milho e Caranguejo

Sweet Corn Crab Chowder

Estou de volta à cozinha. Ou melhor dizendo, estou mais ou menos. Com o fim do semestre, os exames e trabalhos parecem crescer na minha mesa sem eu dar conta. Para além disso, o Sr. Inverno resolveu passar uns tempos em terras lusas, fazendo-me parecer uma cebola com (pelo menos) 3 camadas de roupa e sempre cheia de frio. Como se não bastasse, fico com apetites por coisas estranhas como pudim de pão com custard ou champ (uma espécie de puré de batata que os irlandeses fazem com quantidades pecaminosas de manteiga)... E chocolate quente. Não, não exactamente as 3 ao mesmo tempo! Esta é aquela altura do ano em que os dias são ainda demasiado pequenos para tudo o que requer a minha atenção: trabalho, família, amigos, comida e viagens (depois conto). Tenho cozinhado sopas, feito pão e o ocasional bolo. Nada de novo. Ou brilhante - excepto talvez uma tarte de amêndoa e maçã que "voou" demasiado depressa para ser fotografada. O que significa que terei de fazê-la outra vez.

Mas hoje queria mesmo era partilhar esta Sopa de Milho e Caranguejo feita há uns tempos e conhecida por terras do President-to-be Obama como chowder.

Sweet Corn Crab Chowder

Sopa de Milho e Caranguejo
Ligeiramente adaptado de Delicious, August 2008.

4 doses

1-2 colheres sopa manteiga
1 cebola grande, picada
1 pau aipo, finamente picado
1 alho francês, lavado e finamente picado
1 chávena bacon em cubos
2 batatas médias, em cubos
2 colheres sopa farinha
150 ml vinho branco
200 ml natas
200 ml leite
200 ml caldo de peixe ou vegetais
200 grs carne de caranguejo
400 grs milho, escorrido
Salsa, finamente picada
Quartos de limão, para servir

Numa panela larga, aqueça a manteiga em lume fraco. Adicione a cebola picada, o aipo, o alho francês e o bacon e deixe cozinhar 5 minutos, até a cebola ficar translúcida. Misture as batatas e envolva com os restantes ingredientes.

Peneire a farinha sobre o preparado e cozinhe um minuto. Deite o vinho, o leite e as natas e termine com o caldo. Deixe levantar fervura, reduza o lume e ferva durante 15-20 minutos, até as batatas estarem cozidas. Adicione o milho e deixe apurar um par de minutos mais. Misture o caranguejo e retire do lume.

Polvilhe com a salsa picada e sirva imediatamente, com pão estaladiço. Esprema o limão sobre a sopa antes de comer.