16.3.09

Pasta ou arroz?

Risoni

As decisões do quotidiano não são sempre "favas contadas", que é como quem diz nem só de legumes vive o Homem... Às vezes, também há os cereais. Pasta ou arroz? E que tal pasta que parece arroz? Esta massa pevide (também chamada risoni ou orzo) não devia ser apenas reservada a sopas, uma vez que é muito versátil e pode constituir uma alternativa à 'normal' pasta ou risotto. Quanto ao Chard (que não é mais que a rama das beterrabas) não é tão usual por aqui. Encontrei o meu no novo supermercado biológico que abriu no meu bairro, mas desconfio que couve ou espinafres darão bons substitutos, sem no entanto proporcionarem a cor escandalosa que é apanágio das beterrabas.

Risoni

Risoni com Chard e queijo Quark

Para 2

1 chávena (220grs) risoni (massa pevide)
2 1/2 chávenas (625ml) caldo de vegetais
1 colher sopa manteiga
1/2 chávena (100grs) Quark
1 dente alho, picado finamente
1 colher sopa azeite
1 molho de Chard (rama de 2 pequenas beterrabas), cozido ao vapor e picado
1/2 chávena bacon, em cubos (opcional)
Parmesão ralado, para servir
rúcula, para servir

Aqueça o caldo de vegetais numa panela. Adicione a massa e coza 8-10 minutos (ou de acordo com as indicações no pacote), mexendo ocasionalmente. Aloure o bacon numa frigideira larga com o azeite e o alho (2-3 minutos). Retire o bacon e reserve. Adicione o Chard (cozido e picado) aos líquidos que ficaram na frigideira e deixe que estes envolvam os vegetais por um par de minutos. Assim que a massa estiver al dente, misture a manteiga e tempere com sal e pimenta preta.

Para servir, coloque a massa em dois pratos largos (ou em tigelas), espalhe o bacon, adicione 2 colheradas de Quark e metade do Chard em cada um. Termine com Parmesão ralado e uma mão cheia de rúcula. Sirva imediatamente.