19.3.10

La Dolce Vita

Tiramisu

Eu gosto da vida que tenho. O que não quer dizer que a minha vida seja [sempre] fácil. Longe de um enredo dramático, é ocasional a cena de desespero perante as forças do quotidiano entre um horário lotado, cordas vocais que se recusam a fazer o seu [meu] trabalho, um Provador esquecido, uma família que não recebe atenção, amigos desprezados e uma casa que não se mantém sozinha... Ah la Dolce Vita! Qual filme de Fellini, as últimas semanas têm sido [demasiado] preenchidas com pequenos dramas e reflexões maiores. Sem soluções milagrosas e banda sonora apropriada, resta-nos à Vida ir acrescentando o Doce...

Este tiramisú não é para puristas. É, para começar, enformado e cortado à faca. Não leva biscoitos savoiardi (a que chamamos palitos de la reine, god knows why) e como se tal não bastasse resolvi fazer uma versão de chocolate (chocolate, note-se a heresia!) para o jantar das Pizzas ao Domicilio, Lda em casa da minha amiga Carlota. O jantar repleto de queridos amigos é para relembrar e repetir, já o tiramisú saiu menos bem que este (ver notas no final). A receita (tal como este post) pode ser feita ao longo de vários dias.

Tiramisu

Tiramisú enformado

Para 6-8 porções

1 quantidade de bolo tipo pão de ló. Usei metade desta receita.
1 quantidade zabaglione, creme pasteleiro e natas batidas (ver receitas em baixo).
400-450 ml café forte, acabado de fazer
2-3 colheres sopa Amaretto
100 g mascarpone
2-3 colheres sopa cacau, para polvilhar

Forre uma forma de pão com película aderente, de maneira a que a forma fique totalmente coberta. Reserve. Corte o bolo em duas placas, uma maior que a outra, do tamanho da forma que está a usar. A mais pequena deve ser do tamanho do fundo da forma e a maior corresponder à parte de cima da mesma. Faça o café e deixe arrefecer. Misture o licor. Coloque num prato fundo ou numa travessa onde possa embeber as placas de bolo, de um lado e do outro.

Misture o zabaglione, o creme pasteleiro e o mascarpone. Envolva as natas batidas sem bater. Coloque 1/3 no fundo da forma. Passe a placa de bolo mais pequena (dos dois lados) no café e coloque sobre o creme pressionando ligeiramente. Espalhe o restante creme e cubra com a placa de bolo maior, também passado no café. Cubra com mais película e refrigere por 4 horas ou de um dia para o outro. Pode levar ao congelador por uma hora se a temperatura exterior for alta.

Antes de servir, desenforme com cuidado e retire devagar a película. Polvilhe abundantemente com o cacau da melhor qualidade que encontrar.

Tiramisu

Adaptado de Carminantonio no The Washington Post, 11 Julho 2007

zabaglione:
2 gemas grandes
3 colheres sopa (50 g) açucar
60 ml Amaretto (ou café)
1/4 colher chá extracto baunilha
1/2 colher chá raspa limão

Misture todos os ingredientes numa tigela de metal e bata com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea. Coloque a tigela sobre uma panela de água a ferver. O fundo da tigela não deve tocar a água. Continue a mexer com a vara durante 8 minutos ou até espessar e cobrir uma colher. Deixe arrefecer e transfira o zabaglione para uma tigela pequena. Refrigere por 4 horas ou de um dia para o outro.

creme pasteleiro:
3 colheres sopa (50g) açucar
1 tbsp farinha
1/2 colher chá extracto baunilha
1/2 colher chá raspa limão
1 gema grande
175ml leite gordo

Misture o açucar, farinha, baunilha e raspa de limão numa caçarola de fundo grosso. Adicione a gema e metade do leite e bata com uma vara de arames. Leve a lume baixo e mexendo sempre, misture o restante leite. Ao fim de cerca de 12 minutes, a mistura deve estar espessa. Passe por um passador de rede se necessitar. Deixe arrefecer e transfira para uma tigela pequena. Cubra com película. Refrigere por 4 horas ou de um dia para o outro.

chantilly:
200 ml natas
3 colheres sopa (50g) açucar
1 colher chá sumo limão

Bata as natas com o sumo de limão até começarem a espessar. Adicione o açucar gradualmente e bata até obter uma consistência de chantilly.

Notas: É possível que seja necessário usar mais café para embeber o bolo. As placas de bolo devem ficar inteiras mas bastante molhadas. E devem ser embebidas dos dois lados (eu só embebi num). A versão de chocolate que fiz para o nosso jantar estava boa, mas o bolo de chocolate precisava de mais líquido e claro, não esteve tempo suficiente no frio!
Corte com uma faca aquecida e sirva de imediato.
Pode servir com fruta como morangos ou frutos vermelhos.
Para melhores resultados, zabaglione e o creme pasteleiro podem (devem) ser feitos no dia anterior à montagem do tiramisú e este deve ser montado na noite antes de servir.