27.4.10

Assado de Domingo: Frango Assado ao Funcho e Laranja

Sunday Roast

De quando em vez a carne assume o papel principal. É um acontecimento em jeito de excepção que se confunde com um ou outro dia especial. A tradição britânica de reservar para o almoço de Domingo um assado de carne com batatas remonta ao tempo em que esta refeição constituía o culminar de uma semana de trabalho árduo, entre uma compensação e uma celebração. O nosso Sunday Roast tem lugar quando o Provador exerce as suas prerrogativas de carnívoro e eu concedo. E entre a compensação e a celebração fica uma receita de frango no forno com os sabores da Primavera e uma salada de alfaces coloridas.

Sunday Roast

Frango Assado ao Funcho e Laranja
A partir de uma receita de Jamie Oliver, Jamie's Kitchen

1 frango do campo, cerca de 1,5Kg
1 colher chá rosmaninho seco (Obrigada querida Pipoka!)
3-4 dentes alho, esmagados
raspa de 1 laranja
2-3 colheres sopa azeite
sal e pimenta preta
1Kg batatas, aos quartos
1 bolbo funcho médio, cortado em 8 pedaços - reserve os verdes
1/2 chávena azeitonas

Lave bem o frango e retire algumas gorduras em excesso. Faça uma pasta com o alho, rosmaninho, casca de laramja e o azeite. Barre o frango por dentro e por fora e tempere com sal e pimenta preta acabada de moer. Reserve no frigorífico, coberto com película, durante 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coza as batatas aos quartos numa panela grande de água com sal, cerca de 5 minutos. Junte o funcho cortado em fatias grossas e coza mais 5 minutos. Coloque o frango num tabuleiro de ir ao forno. Leve ao forno por 20 minutos, adicionando 3-4 colheres de sopa de água, se necessário para não queimar a gordura que entretanto terá escorrido para o tabuleiro. Escorra as batatas e o funcho. Retire o frango do forno e coloque as batatas e o funcho no fundo, mexendo para envolver a gordura. Disponha o frango em cima virado ao contrário. Leve ao forno mais 30 minutos. Vire novamente o frango e leve de novo ao forno até a pele estar dourada, cerca de 10-15 minutos.

Retire do forno, acrescente as azeitonas e polvilhe com os topos verdes do funcho. Deixe descansar 5 minutos e trinche o frango para servir com uma salada de alfaces.

Sunday Roast