6.4.10

Paredes com História e boa comida

Cafè de l'Acadèmia, Barcelona

Que eu me lembre não há nada a faltar... Paredes com História e boa comida só requerem a melhor companhia para serem devidamente apreciadas. Em pleno Barri Gòtic, a dois passos da Plaça Sant Jaume, meio escondido na paisagem fica o Cafè de l'Acadèmia. O restaurante é pequeno e não muito fácil de encontrar. Talvez por isso o ambiente seja eclético com turistas meio perdidos, famílias, locais com direito a garrafas de vinho de 1,5 l e pessoas que trabalham por perto a ler o jornal enquanto almoçam. Ou seja, a mistura que povoa os meus restaurantes preferidos. Fizemos o nosso almoço de despedida no Cafè de l'Acadèmia e concordámos no veredicto: foi a nossa melhor refeição da viagem.

Comecemos então pelo fim. Apenas porque partilhámos uma crema catalana fantástica quando eu já me conformava em sair de Barcelona sem ter (re)encontrado a textura e sabor de que me lembrava. Vamos por partes. A crema catalana é uma sobremesa típica da Catalunha, muito semelhante ao leite creme português e ao crème brûlée francês, com pequenas diferenças na confecção. Não é nada de novo mas para mim foi a forma ideal de fechar a refeição, acompanhada de uma bolacha de canela a desfazer-se na boca.

Crema Catalana

A refeição propriamente dita começou com as tradicionais azeitonas, muito bem temperadas e acompanhadas de diferentes pães e passou por uma salada que partilhámos, com folhas verdes, pimentos, ovo cozido, espargos e cebola roxa. O Provador comeu jarrete de cordero, acompanhado de lâminas finas de batatas confitadas e uma redução de cebolas caramelizadas verdadeiramente deliciosa. Eu comi pintada assada com um sabor a alecrim e um pudim de maçãs que muito me intrigou e que estava perfeito. Terminámos com a já referida taça de crema catalana e tomámos notas para voltar.

Cafè de l'Acadèmia, Barcelona

Cafè de l'Acadèmia
Carrer Lledó, 1
Plaça Sant Just, Ciutat Vella, Barri Gòtic
Barcelona
tel: 00 34 933198253