10.5.10

O que é que o ruibarbo tem?

Strawberry Rhubarb Crumble

Tem uma cor bonita? Tem. Tem acidez que baste? Tem. Tem um ar de mistério entre a fruta e o legume? Tem. O ruibarbo tem graça como ninguém. Tem! E é o tempo dele. As minhas aventuras com esta planta começaram o ano passado e para a história ficaram uma compota e um chutney com cebolas roxas. Não que eu tenha experimentado muito com ruibarbo mas fica-me a impressão que a sua natureza está mais do lado dos doces que dos salgados. Este ano quando comprei ruibarbo (no Brio) tinha em mente um crumble ou um soufflé. Ganhou o crumble, muito por culpa da Pipoka e do seu crumble de ruibarbo e de morangos que me deixou a sonhar com tacinhas e iogurte.

Rhubarb Compote

Crumble de Ruibarbo e Morango
Adaptado ligeiramente de Rachel Allen, Rachel's Favourite Food for Friends

4-6 porções individuais

300g ruibarbo, cortado em pedaços 2cm
200g morangos, cortados ao meio
60g açucar mascavado (ou mais, a gosto)
1 colher sopa rum (opcional)

para o topping:
75g farinha com fermento
25g flocos aveia
25g amêndoa laminada
50g açucar demerara (ou granulado)
50g manteiga, fria e em cubos

Misture a farinha, aveia, amêndoa e açucar numa tigela. Misture a manteiga e com a ponta dos dedos aperte até formar uma mistura semelhante a migalhas. Refrigere.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Pincele um prato de forno com manteiga. Disponha o ruibarbo e os morangos e polvilhe com o açucar e o rum, agitanto o prato. Cubra com o topping e leve ao forno por 25-30 minutos ou até estar dourado. Sirva com iogurte grego.

Strawberry Rhubarb Crumble (with greek yoghurt)