28.5.10

A obsessão do momento ou uma panna cotta de maracujá

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá

Eu pertenço a uma família de teimosos. É uma evidência. Uma mera constatação. Entre a obstinação e a casmurrice fica um mundo de vontades próprias em que o , o aqui e o agora se manifestam em decisões de uma vida ou na urgência de uma sobremesa para o almoço de Domingo. A sobremesa, the one and only, aquela que me preenche os sonhos e me ocupa os minutos livres: a panna cotta. Eu podia gostar de panna cotta com moderação, podia fazer uma de vez em quando e descansadamente apreciar todas as outras possibilidades. Podia. Se não fosse teimosa. E como tal, faço uma e depois outra, desenformo, mantenho na forma. Junto gelatina e experimento agar-agar. Uso as minhas cobaias (leia-se: família) até à exaustão. Desconfio que se houver outra panna cotta no cardápio vamos ter problemas...

Passionfruit panna cotta // Panna cotta de maracujá

Panna cotta de maracujá
Adaptado ligeiramente a partir de Laura Zavan, Panna cotta, da Marabout.

4 porções individuais

200ml natas
200ml leite meio gordo
100ml sumo maracujá (use a polpa de 2 maracujás, passe por um passador e junte água até perfazer a quantidade necessária)
1 e 1/2 colher de sopa custard powder (Ramazzotti)
1/2 vagem de baunilha, cortada ao meio e as sementes raspadas
50g açucar granulado

Aqueça as natas num tacho. Misture o custard powder com o açucar numa tigela e dissolva com o leite. Retire do lume. Adicione a vagem e sementes de baunilha às natas e a mistura de custard. Junte o sumo de maracujá. Leve ao lume e mexa com uma vara de arames até engrossar. Retire a vagem de baunilha. Deite a mistura em potes de iogurte e refrigere até estar firme (no mínimo, 1 hora).

Para a gelatina:
2 maracujás + 1 para decorar
2 folhas de gelatina

Coloque as folhas de gelatina numa taça com água fria. Abra os maracujás, retire a polpa, passe por um passador e junte um pouco de água. Aqueça ligeiramente. Retire do lume. Escorra as folhas de gelatina, junte ao sumo de maracujá e mexa até dissolver. Deite sobre a camada (já firme). Refrigere 2 horas. Para servir abra o maracujá reservado. Divida a polpa pelos 4 potes.

10 comentários:

  1. Adorei essa panacotta, deve ser deliciosa


    bjs

    ResponderEliminar
  2. Como eu calculava ao ver a foto, temos mais uma sobremesa fantástica. Os potes já lá estão, só falta fazer o conteúdo ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Arre, que essa teimosia só pode deixar a família contente com as gulodices!...
    Linda!
    babette

    ResponderEliminar
  4. Esta pannacotta de maracuja já despertou todos os meus sentidos.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  5. Como te entendo e entendo essa obsessão...
    Ainda hoje inventei duas diferentes. Ainda vão ser submetidas à censura (leia-se também: família) e depois serão publicadas. Vamos ver...
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Não há mal nenhum na tentativa da perfeição por uma determinada receita. ESta Panna cotta tem óptimo aspecto. Pelo menos eu, se ma apresentassem, e porque os olhos comem primeiro, comia-a de boa vontade.
    POr acaso gosto mais de as comer que fazer. Apenas fiz uma, que por sinal é bem diferente desta, Na altura ficou aprovada, mas nunca mais me deu para fazer outra.

    ResponderEliminar
  7. Panna Cotta é o meu nome do meio :)) E até rima com Carlota ;)
    E com maracujá então... só não vou a correr para a cozinha porque hoje já andei a abusar de umas "invenções" :)

    Beijinhos!!
    Carlota

    ResponderEliminar
  8. Além de eu ser teimosa, sou completamente desnaturada! Venho ao teu blog poucas vezes e ainda não percebi porquê! Provavelmente é para fugir à tentação, não só de fazer panna cotta mas de fazer todas as outras maravilhas que por cá andam :)

    ResponderEliminar
  9. Agora é que vi... a Carlota (alma gémea, estás cá dentro!) que tinha três nomes e 2 gatos, acabou de acrescentar mais um nome à extensa lista. Mais um bocadinho e vão pensar que é da realeza... o que não deixa de ser verdade :)

    ResponderEliminar
  10. Lindo o blog, as receitas, a apresentação. Adorei tudo, parabéns!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!