30.8.10

Sopa fria de tomate assado

Sopa tomate assado // Roasted Tomato Soup

Quando eu era miúda adorava a Mafalda e as suas resmunguisses, o que de acordo com a família só reforçava as minhas parecenças com a personagem e o seu mau feitio... Para meu enorme desgosto nunca usei franja e tive de suportar viver com o nome da sua "amiga", a detestável Susaninha. O único departamento em que eu e a Mafalda divergíamos era na sopa: a Mafalda DETESTA sopa, ao contrário do seu hermanito Gui. Eu que adoro caldos e caldinhos, mais espessos ou mais singelos, tenho com as sopas frias uma relação turbulenta. Não é que eu não goste de gaspacho ou de vichyssoise mas mesmo no Verão acabo invariavelmente por continuar no registo das sopas quentes, se bem que mais leves e caldosas. Desta feita resolvi aventurar-me e graças a uns deliciosos tomates oferecidos pela minha amiga Laranjinha do Cinco Quartos de Laranja não me dei por insatisfeita. Os tomates assados lentamente libertam com o azeite e as ervas o melhor do seu sabor e há lá coisa melhor!

Sopa tomate assado // Roasted Tomato Soup

Sopa fria de tomate assado
Ligeiramente adaptado de Canteen - Great British Food

4-6 porções


2Kg tomato vermelho maduro
500ml caldo vegetais
50ml azeite
1 colher sopa vinagre sherry
1 folha louro
5 pauzinhos tomilho fresco
3 dentes alho
pitada de colorau doce
sal e pimenta preta moída na altura
queijo fresco aos cubos, para servir
tomilho seco sal-puro Ervas da Zoé, para servir (merci, Pipoka!)

Pré-aqueça o forno a 150ºC. Corte os tomates em bocados grosseiramente e coloque num tacho (ou caçarola) com tampa que possa ir ao forno. Junte os restantes ingredientes e mexa bem. Tape e leve ao forno durante 1 hora e meia a 2 horas. Mexa a meio do tempo de cozedura. Retire do forno, deixe arrefecer ligeiramente e passe pelo passe-vite ou triture. Corrija o tempero, se necessário. Leve ao frio depois de completamente arrefecida e deixe pelo menos 2 horas. Sirva com queijo fresco aos cubos e umas folhinhas de tomilho seco.

11 comentários:

  1. Linda,

    Nem imaginas a quantidade de vezes - praticamente de cada vez que faço sopa e publico no blogue - que já escrevi mentalmente um texto parecido (não tão bem escrito, obviamente ;-)). Partilhei - e ainda partilho - muitas características da Mafaldinha (quando era miúda usava franja e uns sapatos parecidos com os dela), mas nunca o ódio pela sopa.

    Além dos tomates da Laranjinha, recebi mais 10 kg, oferecidos por uma amiga. Sou não vou fazer esta sopa já, pois já dei destino a tanto tomate (passei o fds metida na cozinha).

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho um absurdo de tomates para utilizar. e ao ler teu texto lembrei-me da nossa conversa. com certeza vou fazer esta ainda hoje pois já poderia a) tomar esta sopa a noite e b) levar o restante para o trabalho amanha. ando num trabalho comigo mesma para voltar a ser um pouco o que era, e me livrar do excesso de peso que se instalou no meu corpo ha uns anos atrás resultado a principio de uma depressao imensa. Este prato será ideal por muitos motivos. saudades.

    ResponderEliminar
  3. Ainda gosto da Mafaldinha :) Para minha sorte, sempre gostei de sopa, ao contrário dela he he As frias é que nunca provei porque me fazem uma certa confusão mas cada vez tenho mais vontade de provar :)

    ResponderEliminar
  4. Eu sou outra fã da Mafalda que sempre adorou fã...

    e de tomate, no Verão, não há outra que me saiba melhor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bela sopinha fria. Bem boa para aproveitar os tomates que nos brindam nesta epoca.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Não era muito fã da mafalda... mas sou muito fã de sopas!
    bravo!
    babette

    ResponderEliminar
  7. Eu também não tinha grande atracção pelas sopas frias, mas desde que me aventurei, não quero outra coisa! Gostei muito desta receita...acho que encontrei uma forma de por fim a tanto tomate!

    ResponderEliminar
  8. Olá Suzana,

    que deliciosa sopa.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  9. bem esta sopa bem mesmo a calhar agora que tenho imensos tomates maduros na horta
    eu que adoro sopinhas:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Hmmm.. adoro tomate, sopa de tomate entao :) Muito bom aspecto**

    ResponderEliminar
  11. Suzana, já comi salada de tomates assados e achei uma delícia! Agora falta provar a sopa - que está linda, por sinal.
    xx

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!