18.8.10

Uma tarte baklava de figos

figos // figs

Rumo ao Sul como se lá houvesse outro sol. Se o Sul fosse um lugar havia de estar repleto de verde, ter uma porta sem campainha (daquelas que escondem segredos) e escrever-se de mar e sal. É no Sul que crescem as árvores do meu paraíso, as que dão frutos verdes ou negros, que se abrem para um interior de mistérios, sob a promessa de açúcar sem fim. São os figos da minha vontade. vício último de quem não morre nem mata por doce. Todo o ser tem o seu ponto fraco, contraditório, inexplicável. O meu começa e acaba num prato de figos.

Não vejo qualquer necessidade de acrescentar o que quer que seja a um par de figos docinhos. São perfeitos mornos, abertos ao meio com dedos ansiosos. No entanto abro uma excepção ao creme de mascarpone da minha amiga Pipoka e à combinação de Baklava para a base de uma tarte que o Provador apelidou de delícia escandalosa de figos.

tarte baklava figos // Baklava Fig Tart

Tarte Baklava de Figos

Faz 4 tartes individuais ou 1 tarte grande

para a base (adaptado de Frescos Sabores, Michele Cranston)

4 folhas massa filo
2 colheres sopa manteiga derretida
30g (½ chávena) amêndoas laminadas
30g (½ chávena) nozes picadas
2 colheres sopa mel
1 colher chá raspa de limão
2 colheres sopa açúcar amarelo
1 colher chá canela moída

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a amêndoa, noz, mel, açúcar, raspa de limão e canela numa tigela pequena. Unte uma tarteira rectangular com manteiga. Coloque uma folha de massa filo e pincele com manteiga. Polvilhe com a mistura de nozes e mel. Repita a operação com as restantes folhas de massa filo, terminando com uma folha de massa. Leve ao fono durante 15 minutos até estar bem dourado.

para o creme de mascarpone (adaptado apartir da receita no Three Fat Ladies)

125g iogurte grego
1 chávena de mascarpone (cerca de 225 g)
¼ chávena de açúcar
1 ½ colher de chá de raspa de limão

Misture todos os ingredientes numa tigela, até obter uma massa homogénea.

Para finalizar a tarte, coloque o recheio na tarteira apenas quando a massa estiver completamente fria. Disponha os figos aos quartos. Usei 8 figos grandes, mas a quantidade de figos pode ser a que se quiser.

tarte baklava figos // Baklava Fig Tart