15.9.10

Salmão teriyaki e céus dramáticos numa noite londrina

Salmon Teriyaki // SalmãoTeriyaki

A combinação é inusitada. Entre um salmão teriyaki e os céus conturbados de uma Londres à espera de chuva vai um mundo inteiro. Ou apenas o lampejo de uma memória. A marinada é japonesa e remete para terras longínquas onde frango, atum ou salmão são mantidos num banho escuro e pegajoso que carameliza quando se grelha ou assa. A vista é de Tower Bridge e encerra um dia de emoções e caminhadas memoráveis. Sabe-se lá que associações o cérebro faz e porquê. Estas pelo menos contam a história de um par de dias por Terras de Sua Majestade, um encontro com uma querida amiga e um prato de salmão do Provador num jantar a horas de lanche.

Tower Bridge by night
Supper // Jantar

Que eu tenho uma queda para as coisas afrancesadas, que gosto de comer biológico sempre que posso e que prezo sítios com uma filosofia de vida não é novidade. Que tudo isso pode ser encontrado em Covent Garden a preços aceitáveis já é menos expectável. Corridos pela chuva encontrámos um espaço onde jantámos às 6 da tarde. E gostámos! O pão e a manteiga, um crumble de ameixas e a descoberta das bebidas Luscombe foram agradáveis surpresas. Para a história fica um prato de salmão que de volta a casa deu azo a experimentações pelos sabores japoneses e a vontade de repetir.

Salmon Teriyaki // SalmãoTeriyaki

Salmão teriyaki

4 porções individuais

4 filetes ou postas de salmão (150-200g por pessoa)

para a marinada teriyaki:
80ml shoyu (molho de soja japonês)
50g açúcar mascavado
125ml vinho branco seco (ou 100 ml água + 2 colheres sopa mirin - vinho doce de arroz)

1 colher de chá gengibre fresco ralado (opcional)

Coloque o molho de soja, o açúcar mascavado, o vinho e o gengibre (se usar) numa tigela e misture para dissolver. Num saco limpo, deite a marinada e junte os pedaços de salmão. Feche o saco e vá virando para que todos os lados do peixe sejam marinados. Reserve por 30 minutos a uma hora.

Escorra e grelhe o salmão numa frigideira anti-aderente bem quente. Vire ao fim de 3 minutos e deixe grelhar mais 2 do outro lado. Sirva de imediato com legumes cozidos ou massa.

13 comentários:

  1. Parece-me bem...simplesmente! Não há como um sabor com alma.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. A Valentina é um doce, eu amo muito essa minha amiga querida. E aposto que vcs de divertiram muito!
    Lindas fotos, Suzana!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha: a receita, as fotos, a amiga, a história!...
    Beijinhos
    babette

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz molho Teriaki, lindo o seu blog!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderEliminar
  5. Tu és uma rapariga com associações (ou combinações) inusitadas e eu sou doida varrida,pois apetece-me dar beijinhos nesse feijão verde tão mignon.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. oi, adorei tudo aqui.
    Suas postagens, são ótimas, adorei ler.
    Se poder da uma passadinha lá no meu blog:
    http://kah-catarina.blogspot.com
    vou adorar se você também seguir e comentar nossa postagens!

    beijos, te encontro lá.

    ResponderEliminar
  7. Suzana
    Não sei do que gosto mais, do salmão ou dos céus dramáticos....
    Lindas fotos!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Gostava tanto de rever Londres, desta vez ia aproveitar muito mais a cidade, até porque da primeira vez que fui... a cultura gastronómica não estava tão embrenhada em mim :) Salmão é sempre excelente, especialmente assim tão bem temperado!

    ResponderEliminar
  9. É tão bom quando as viagens nos inspiram assim... Uma boa receita para ver se o meu enjoo de salmão passa!
    Bjs
    Teresa (Lume Brando)

    ResponderEliminar
  10. bem que vista fantastica
    apetece mesmo conhecer essa cidade e por acaso faz parte dos meus sonhos:-)
    este salmao esta delicioso
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  11. Suzana adorei as fotos!!!
    A receita também me agrada bastante.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Querida amiga, muitas saudades daquele dia. Vc é uma pessoa deveras encantadora, warm..que felicidade te ter na minha vida. Esta foto da Tower Bridge com este céu tão lindo está de tirar o fôlego. Gosto muitíssimo de salmão.e com estas vagens deve ter ficado tudo de bom. Bjsxx

    ResponderEliminar
  13. Suzana, vc já experimentou acompanhar salmão com molho "tare"? Sou completamente viciada, mas essa sua marinada está me deixando tentada... Bj

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!