15.10.10

Financiers de coco e framboesas ou o que fazer com claras

Financiers de coco e framboesa // Coconut and raspberry financiers

A primeira quinzena de Outubro é o tempo de todos os aniversários na minha família. Temos uma história onde se desenha a tendência de nascer aos pares em dias iguais (ou consecutivos) que o meu sobrinho mais velho veio reforçar. É um sempre-em-festa que começa no dia 1 e termina a 14 com mais um par. Quando o meu pai e a minha sogra nasceram há 61 anos no mesmo dia, nada nas estrelas indicava que viessem a celebrar por muitos e longos anos o aniversário em conjunto. São as coincidências do mundo. Não me perco a ver um sinal ou a pensar muito nelas. Farto-me é de fazer bolos e ficar com um excedente de claras. E se a vida me dá claras, eu faço financiers.

Financiers de coco e framboesa // Coconut and raspberry financiers

Financiers* de Coco e Framboesa
Adaptado ligeiramente de Sarah Lewis, Pâtisserie Facile, Marabout

Faz 9 unidades

80g de manteiga sem sal, derretida
50g de amêndoa ralada
50g de coco ralado
100g de açúcar superfino
40g de farinha, peneirada
1/4 colher (chá) fermento em pó
3 claras ovo grandes
pitada de sal
75g de framboesas frescas (ou congeladas)
1 colher (chá) raspa de limão (opcional)
açúcar em pó, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela coloque a amêndoa, o coco, o açúcar, o fermento em pó, a farinha e a raspa de limão (se usar). Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e incorpore-as delicadamente nos ingredientes secos. Acrescente a manteiga e mexa apenas até a mistura estar homogénea.

Deite uma colherada de massa em cada forma (previamente pincelada com manteiga e polvilhada com farinha) e deite algumas framboesas por cima. Coza por 15-20 minutos ou até os bolinhos estarem dourados. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó antes de servir.

* Financiers (também chamados Friands) são pequenos bolos de amêndoa feitos com claras e normalmente cozidos em formas individuais rectangulares ou trapezoidais, com a forma de lingotes. Algumas teorias sugerem que o nome vem do facto destes bolos serem muito poulares no bairro financeiro de Paris, enquanto para muitos o nome "financier" vem da forma tradicionalmente usada que lembra uma barra de ouro.