15.10.10

Financiers de coco e framboesas ou o que fazer com claras

Financiers de coco e framboesa // Coconut and raspberry financiers

A primeira quinzena de Outubro é o tempo de todos os aniversários na minha família. Temos uma história onde se desenha a tendência de nascer aos pares em dias iguais (ou consecutivos) que o meu sobrinho mais velho veio reforçar. É um sempre-em-festa que começa no dia 1 e termina a 14 com mais um par. Quando o meu pai e a minha sogra nasceram há 61 anos no mesmo dia, nada nas estrelas indicava que viessem a celebrar por muitos e longos anos o aniversário em conjunto. São as coincidências do mundo. Não me perco a ver um sinal ou a pensar muito nelas. Farto-me é de fazer bolos e ficar com um excedente de claras. E se a vida me dá claras, eu faço financiers.

Financiers de coco e framboesa // Coconut and raspberry financiers

Financiers* de Coco e Framboesa
Adaptado ligeiramente de Sarah Lewis, Pâtisserie Facile, Marabout

Faz 9 unidades

80g de manteiga sem sal, derretida
50g de amêndoa ralada
50g de coco ralado
100g de açúcar superfino
40g de farinha, peneirada
1/4 colher (chá) fermento em pó
3 claras ovo grandes
pitada de sal
75g de framboesas frescas (ou congeladas)
1 colher (chá) raspa de limão (opcional)
açúcar em pó, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela coloque a amêndoa, o coco, o açúcar, o fermento em pó, a farinha e a raspa de limão (se usar). Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e incorpore-as delicadamente nos ingredientes secos. Acrescente a manteiga e mexa apenas até a mistura estar homogénea.

Deite uma colherada de massa em cada forma (previamente pincelada com manteiga e polvilhada com farinha) e deite algumas framboesas por cima. Coza por 15-20 minutos ou até os bolinhos estarem dourados. Desenforme e deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Polvilhe com açucar em pó antes de servir.

* Financiers (também chamados Friands) são pequenos bolos de amêndoa feitos com claras e normalmente cozidos em formas individuais rectangulares ou trapezoidais, com a forma de lingotes. Algumas teorias sugerem que o nome vem do facto destes bolos serem muito poulares no bairro financeiro de Paris, enquanto para muitos o nome "financier" vem da forma tradicionalmente usada que lembra uma barra de ouro.

11 comentários:

  1. Quando a vida me dá claras, costumo fazer coquinhos, mas como a vida não se quer monótona, para a próxima, saem financiers.

    tenho um amigo que quando soube que eu fazia anos a 19 de Agosto disse que íamos acabar juntos.
    É que a família dele era basicamente o grupo dos 19: todos faziam anos a dia 19.
    Mas a vida não quis ser monótona e cá estou eu com o meu Esparguete. :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Não sei se gostei mais da receita ou da história, ou das fotos...
    basicamente tudo encaixa neste post: a família em celebração, uma receita doce e fotos que transmitem uma serenidade incrível!...
    Apetece ficar a olhar para o ecrã a tarde toda!
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Pois eu na minha familia tambem 3 pessoas que fazem anos na primeira quizena de Outubro. Por acaso este ano nao fiz bolos para ninguem, porque nao tenho tido tempo nenhum. Mas da proxima vez que me sobrarem claras secalhar tambem vou fazer financiers.

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  4. A vida quase nunca me dá claras, mas até tenho duas no congelador à espera de serem transformadas em algo saboroso. Vamos lá ver se vão sair barras de ouro :)

    ResponderEliminar
  5. Pois eu tenho sempre claras que a vida me dá, e umas vezes saiem bolinhos de coco, outras de amêndoa, e para a próxima uns financiers destes que me parecem deliciosos!!
    Adorei as fotos, parabéns
    beijos grandes

    ResponderEliminar
  6. Adorei os bolinhos, as fotos e as forminhas então nem se fala...
    Também tenho uns financiers para fazer há algum tempo, mas a vida não me tem dado claras hehehe

    ResponderEliminar
  7. Suzana, sou doidinha por financiers! Faço sempre, adoro! As suas forminhas são um charme, menina. ;D

    ResponderEliminar
  8. Pois eu não seu o que sabia o que eram financiers! Fiquei com muita vontade de provar! E também achei graça à tua história! Eu tanbém tneho algumas coincidências dessas...comecei a namorar com o meu marido no dia 16, a minha filha nasceu dia 16 e o meu filho também...só que de meses diferentes! O meu pai e o meu marido fazem anos no mesmo dia! Até que ponto vão estas coincidências da vida que não escolhemos! Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Nossa, Suzana, com coco... Fiquei bem tentada! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Aqui por cá são os vintes. : ) Faço anos a 22, casei a 23, o marido faz a 20 e a filhota também. Coincidência ou não, a data prevista para o nascimento do V é dia 20 também! Vamos ver...
    Quanto aos financiers, bem.. São de uma leveza que adoro, e com framboeas então... ; )
    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  11. as vezs nao aproveito as clras o que me arrenpendo porque depois quando nao tenho ovos tamebm nao claras ara fazer bolinhos
    estao bem bonitos nao conhecia
    beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!