7.10.10

Tarte de figos e amoras e uma ode aos frutos

Tarte de figos e amoras // Fig Blackberry Tart

A mudança de estação é muito visível nos diferentes frutos que vão surgindo. As cestas cheias de maçãs fazem-me sorrir e quase me esqueço dos frutos de verão que nos últimos meses trouxeram colorido aos nossos dias e um travo ácido e doce à sobremesa. Esta é uma tarte de transição. Um compromisso entre os sabores dos frutos de tempo mais quente e as cores mais quebradas e suaves de um Outono que promete. São os últimos figos e um punhado de amoras. É uma alegria em forma de tarte. Uma passagem para as maçãs (ainda acompanhadas por framboesas) e um desejo em forma de chávena de chá.

Maçãs e framboesas // Apples and raspberries

Tarte de figos e amoras
Adaptado ligeiramente de Nigel Slater, Tender - volume II

Serve 4 porções pequenas

150g farinha
90g manteiga sem sal gelada
35g açúcar em pó (icing sugar), extra para polvilhar
1 gema de ovo
1-2 colheres sopa água gelada

para o recheio:
125g amoras
8 figos pequenos, cortados grosseiramente ou ao meio no caso dos mais pequenos
2 colheres sopa compota de amoras (ou de frutos vermelhos)
40g avelãs raladas
1 colher sopa sumo limão
1 colher chá açúcar

Coloque a farinha e o açúcar numa tigela larga e junte a manteiga. Com uma faca vá cortanto a manteiga e misturando, até obter uma mistura semelhante a migalhas. Junte a gema e 1 colher sopa de água e junte com a faca até a massa começar a agregar. Com as mãos forme uma bola sem amassar. Cubra com película e refrigere por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Para o recheio, aqueça a compota até ficar líquida. Misture as amoras e os figos e as avelãs. Retire a massa do frio e, entre duas folhas de papel vegetal, estenda-a até obter um círculo com um diâmetro de cerca de 25cm. Esta massa não pode ser estendida muito fina e deve ser tratada com cuidado. Com o rolo da massa, transfira para uma forma (de 20-22cm diâmetro) pincelada com manteiga. Deixe o rebordo da massa para fora da forma. Verta o recheio para o centro e polvilhe com o açucar. Dobre a massa para cima do recheio, sem sobrepor completamente (o recheio deve ficar visível ao centro). Leve ao forno por 35-40 minutos ou até a massa estar dourada. Sirva morna, polvilhada com açúcar em pó.

nota: As quantidades dos ingredientes para a massa correspondem a 2/3 da receita original. O Sr. Nigel Slater sugere 4 tartes individuais pelo que necessita de mais massa. O meu recheio foi feito à medida dos ingredientes que eu tinha em casa, nomeadamente uma quantidade de amoras muito inferior ao original (250g) e apenas metade da compota que o original utiliza. Embora eu tenha feito esta tarte numa forma de cerâmica, suspeito que ela ficará igualmente bem em versão galette num tabuleiro.

Tarte de figos e amoras // Fig Blackberry Tart