12.11.10

Grão com farinheira e um tacho vermelho

Pimentos e um tacho vermelho // Red peppers and a red casserole

Somewhere over the rainbow
Skies are blue,
And the dreams that you dare to dream
Really do come true.

Someday I'll wish upon a star
And wake up where the clouds are far
Behind me.
Where troubles melt like lemon drops
Away above the chimney tops
That's where you'll find me.


Há em mim uma pequena Dorothy como a do filme O Feiticeiro de Oz. Também eu quero saber se no fim do arco-íris os céus são azuis e os sonhos se tornam realidade e se os desejos formulados a olhar para uma estrela nos deixam nas nuvens depois de realizados. Só não tenho uns sapatos vermelhos mágicos que me tragam de novo de volta para o conforto das paredes a que chamo casa. Mas os meus tachos vermelhos fazem magia e não há lugar melhor no mundo do que a minha cozinha. É lá que me encontram com um guisado quente e fumegante no fogão. Porque sonhos e desejos really do come true.

Grão com farinheira



Grão com farinheira
Adaptado a partir de uma receita de Mafalda Pinto Leite, Dias com Mafalda

para 4 pessoas

1 farinheira grande, cozida com pele
400g grão cozido*
200g bacon, em cubos
1 colher (sopa) azeite
1 cebola grande, picada
2 dentes de alho, picados
1 batata grande, em cubos
1 pimento vermelho, em pedaços
125ml vinho branco seco
1 lata (400g) tomate pelado
1 colher (chá) manjerona seca
200ml caldo da cozedura do grão (ou de legumes)
1 colher (sopa) salsa picada

Aqueça o azeite com o bacon num tacho de fundo grosso. Junte o alho picado e a cebola e deixe cozinhar até esta ficar translúcida. Adicione o pimento, a batata, a manjerona e o tomate (com o líquido). Mexa 2-3 minutos e acrescente o grão, o vinho e o caldo. Tempere com sal e pimenta e tape. Cozinhe por mais 15-20 minutos até apurar. Corte a farinheira em bocados e disponha por cima do grão. Tape e deixe voltar a levantar fervura. Retire do lume, polvilhe com a salsa e sirva.

*cerca de 150g grão de bico (equivale a cerca de 400-500g, cozido e escorrido)
Demolhe o grão em água fria de um dia para o outro. Coza o grão na panela de pressão, com uma folha de louro, a parte verde de um alho francês e 3-4 grãos de pimenta preta, durante 15-20 minutos (atenção para não cozer demasiado). Coza o grão sem sal para não ficar com a casca dura. Adicione o sal assim que abrir a panela e deixe arrefecer. Utilize apenas o necessário para esta receita e reutilize ou congele o restante.