24.11.10

Ovos 'en cocotte' ou conforto numa tigela

Ovos en cocotte // eggs en cocotte

Um dia a manta no sofá torna-se imprescindível. A gata procura o calor num colo que se disponha a ser adoptado. Há uma chávena de chá em permanência em cima da mesa. Qualquer dia é Natal. É a chegada dos dias frios que cá em casa são sempre sinónimo de forno ligado e muita comida de tacho. Neste caso, uma combinação entre as duas. Pequenos recipientes no forno ou uma ideia de conforto numa tigela. Oeufs en cocotte. À grande e à francesa.

Cocotte é um recipiente oval ou redondo, que pode ter tampa e asas e que é utilizado para cozinhar os alimentos no forno ou em banho maria. Os oeufs en cocotte são literalmente ovos feitos numa cocotte. Pode fazer-se um ovo en cocotte com aquilo que se quiser, em função das preferências ou do que existe disponível. Os diferentes ingredientes são normalmente combinados com natas ou queijo e com ervas frescas.

Ovos en cocotte // Egg en cocotte

Ovos en cocotte

2 pessoas

2 ovos grandes (ou 4 pequenos), preferencialmente biológicos
12 tomates cereja
1/2 queijo mozzarella
2-3 folhas manjericão
sal e pimenta moída na altura
orégãos secos (opcional)
manteiga para pincelar

Aqueça o forno a 180ºC. Pincele os ramequins com a manteiga e divida os tomates, cortados ao meio. Coloque duas fatias grossas de queijo com o manjericão no meio de maneira a ficar com tomate em volta. Parta um ovo em cada ramequim, tempere de sal e pimenta. Disponha os ramequins num recipiente de ir ao forno e encha com a água a ferver até cobrir lateralmente os ramequins até metade. Leve ao forno por 8-10 minutos.

Sirva quente com pão estaladiço.