26.11.10

Pão entrançado de azeite e mel para um dia frio

Pão de azeite e mel // Olive oil and Honey Bread

As rotinas de um fim de semana desenham-se na ida ao mercado pela manhã, no jornal lido sem pressas sobre a mesa do café e na vespertina azáfama do forno. Faço pão quase todas as semanas. Chamo-lhe a minha terapia. Uma espécie de rearrumar mental, um balanço da semana que passou e um plano para os dias que se seguem. Há na massa do pão um retorno à infância que é promessa de uma enorme paz de espírito. E o resultado dura toda a semana e consola barriga e alma. Nem o frio parece tão severo.

O pão desta semana tem um sabor subtil de azeite e mel, formando a mais belas das tranças, numa combinação que lhe permite ser o parceiro perfeito para os queijos e a marmelada da época ou torrado apenas com manteiga.

Pão de azeite e mel // Olive oil and Honey Bread

Pão entrançado de azeite e mel
Ligeiramente adaptado de Patricia Cornwell e Marlene Brown, Food to Die For - Secrets from Kay Scarpetta's Kitchen

Faz 2 pães entrançados

600-700g farinha de trigo (tipo 65), extra para amassar e polvilhar
2 colheres (chá) levedura
375 ml leite meio-gordo, extra para pincelar
125 ml água
2 colheres (sopa) mel
75 ml azeite virgem extra
2 colheres (chá) sal

Numa tigela grande deite metade da farinha, a levedura e o sal. Faça um buraco no fundo. Leve ao lume uma caçarola e aqueça o leite, a água, o azeite e o mel até estar tudo derretido e combinado. Retire do lume e verta sobre a farinha, mexendo com uma colher de pau até estar misturado. Vá juntando a farinha (pode não ser necessária toda) até conseguir formar uma bola. Amasse por 10 minutos ou até a massa estar elástica e macia. Acrescente farinha se a massa estiver demasiado húmida.

Coloque a massa numa tigela pincelada com azeite, cubra e deixe levedar num local aquecido por 1 hora ou até quase duplicar de tamanho. Deite a massa numa superfície enfarinhada e retire o ar, esmurrando a massa. Deixe descansar um par de minutos e amasse por mais 5 minutos. Cubra com uma toalha de cozinha e deixe descansar 10 minutos.

Divida a massa ao meio* e cada parte em três (mais ou menos do mesmo tamanho). Forme 2 tranças (veja o vídeo) e coloque num tabuleiro preparado (ou num tapete de silicone), com distância suficiente entre os dois para que possam levedar sem colar. Cubra e deixe levedar por mais 35-45 minutos, até quase duplicar de tamanho. Pincele os pães com leite.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Leve ao forno por cerca de 25-30 minutos. Deixe arrefecer sobre uma grelha metálica. Sirva quente ou à temperatura ambiente com manteiga ou azeite.

*Nesta altura, e antes de dividir a massa em três, pode juntar frutos secos ou ameixas secas a uma das metades para fazer um dos pães. Pode ainda depois de pincelar com o leite polvilhar 1 colher (chá) de açúcar granulado. Assim fica com dois pães, um "salgado" e um doce.

Notas: esta receita pode ser feita na máquina do pão. Nesse caso, colocar primeiro os ingredientes líquidos, depois os sólidos e por último o fermento, que não deve entrar em contacto com os líquidos antes do início do programa. Deve utilizar-se o programa "massa" e depois do primeiro levedar continuar com a receita.