8.11.10

Um bolo de natas com marmelo e especiarias

Bolo de natas com marmelo // Sour cream Cake with Quince

Ao sabor da estação enche-se o chão de folhas caídas e os cestos de romãs, castanhas e marmelos. Uma vontade imensa de ligar o forno e fazer um bolo. O Outono chegou e consigo trouxe uma paleta nova de tons entre os laranjas e os castanhos, dias mais curtos e o desejo de aromas quentes. Fruta cozida num banho de especiarias. Um retorno ao conforto de uma chávena de chá. E bolo.

Os marmelos pedem uma imersão quente de especiarias ou baunilha antes de serem consumidos. Perfeitos apenas com iogurte, a sua utilização em bolo requer uma massa firme que os sustente, quase como se de uma tarte se tratasse. Esta é uma receita do tradicional bolo de natas que a minha avó fazia sem pesar ingredientes usando apenas a caixa como medida. Por uma questão de facilidade, forneço quantidades específicas.

Outono // Autumn
Bolo de natas com marmelo

Bolo de natas com marmelo e especiarias

8 a 10 fatias

2 marmelos
1 colher (chá) sumo limão
2 colheres (sopa) açúcar amarelo
1 estrela de anis
400ml água

para o bolo:
2 ovos grandes
200ml natas (usei sour cream)
150g açúcar amarelo
50g açúcar superfino
100g manteiga sem sal, derretida
1 colher (chá) extracto de baunilha
250g farinha com fermento
1/2 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) quatre épices (ou mistura de cravinho, gengibre, pimenta da jamaica, etc.)

Descasque os marmelos, corte em fatias e coloque-os na água com o sumo de limão. Polvilhe com o açúcar e junte a estrela de anis. Leve ao lume por 15-20 minutos até estarem cozidos. Retire as fatias de marmelo para um prato. Reserve o líquido.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura fofa e homogénea. Junte o extracto de baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Numa tigela à parte, peneire a farinha, o fermento em pó e as especiarias. Adicione uma parte da farinha à mistura dos ovos, intercalando com uma parte das natas, até terminar com a farinha. Bata apenas até os ingredientes estarem misturados (é importante não trabalhar a massa em excesso). Pincele um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa e distribua as fatias de marmelo, empurrando levemente. Coza durante 35-40 minutos ou até estar dourado. Retire do forno e pincele generosamente com o líquido em que cozeu os marmelos. Deixe arrefecer no tabuleiro. Sirva em quadrados, acompanhado de iogurte grego e mais um pouco do líquido da cozedura.

12 comentários:

  1. É verdade Suzana, o Outono bateu à porta e entrou. Trouxe novos tons, novas atmosferas e uma nostalgia que não consigo deixar de sentir nesta altura do ano. Trouxe também o conforto de um sofá e uma manta numa tarde fria e chuvosa, aquecida com uma chávena de chá e o aroma aconchegante, que se espalha pela casa, de uma fatia de bolo acabado de sair do forno.
    Muito bonito este teu bolo e já estou a sentir o sabor do marmelo em combinação com as especiarias... hummmm!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bonitas imagens, adoro a receita!

    ResponderEliminar
  3. Uma receita com tons bem castanhos da época. A minha avó também ainda se regula por medidas de latas ou pela mão mesmo. E as receitas são sempre boas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. O Outono é lindo e as cores terra são fantásticas :) Nunca comi bolo de marmelo, é uma fruta que tem escapado às minhas investidas, nem sei bem porquê! Deve ficar com um sabor especial :)

    ResponderEliminar
  5. Suzana,
    Chego da rua, a 3 graus centigrados, a pensar num cafe e bolo e deparo-me com este teu bolo delicioso, perfeito para o aconchego que o Outono pede!
    Era mesmo isto que eu estava a precisar. Obrigada! :)
    Beijinhos
    Sofia

    ResponderEliminar
  6. ola suzana
    hoje mais do que nunca ve-se bem que ai esta o nosso amigo outono
    esta um dia tipico de outono
    sabia bem um pedaço desse bolo quentinho
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  7. O bolo ficou muito apetitoso.
    Nunca comi bolo com marmelo mas, parece ser delicioso.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. A 1ª foto deixa-me com uma enorme vontade de cortar uma fatia, imagino o aroma das especiarias pela casa e é mais uma das tuas receitas que levo comigo :)
    É inevitável, não posso fazer outra coisa :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. Suzana, nunca comi marmelo, acredita? Morro de vontade de provar - e esse seu bolo me deixou mais curiosa ainda. Tá lindo!
    Beijão!

    ResponderEliminar
  10. Que fotografias e textos bonitos, Suzana! O Lume Brando pede desculpa por não ter dado os parabéns pelo 3º Aniversário, mas na verdade este blog está de parabéns todos os dias!
    Beijos
    Teresa

    ResponderEliminar
  11. Como é lindo o outono realmente. Amo os tons que se most ram por toad parte, as floras caídas..e estou a morrer de invejas dos teus marmelos.que coisa mais linda. Embora já tenha sido um país em que se encontrava muito marmelos, hoje em dia são pouco comuns. E caros. Daria quase tudo para provar este teu lindo bolo.bjocas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!