8.11.10

Um bolo de natas com marmelo e especiarias

Bolo de natas com marmelo // Sour cream Cake with Quince

Ao sabor da estação enche-se o chão de folhas caídas e os cestos de romãs, castanhas e marmelos. Uma vontade imensa de ligar o forno e fazer um bolo. O Outono chegou e consigo trouxe uma paleta nova de tons entre os laranjas e os castanhos, dias mais curtos e o desejo de aromas quentes. Fruta cozida num banho de especiarias. Um retorno ao conforto de uma chávena de chá. E bolo.

Os marmelos pedem uma imersão quente de especiarias ou baunilha antes de serem consumidos. Perfeitos apenas com iogurte, a sua utilização em bolo requer uma massa firme que os sustente, quase como se de uma tarte se tratasse. Esta é uma receita do tradicional bolo de natas que a minha avó fazia sem pesar ingredientes usando apenas a caixa como medida. Por uma questão de facilidade, forneço quantidades específicas.

Outono // Autumn
Bolo de natas com marmelo

Bolo de natas com marmelo e especiarias

8 a 10 fatias

2 marmelos
1 colher (chá) sumo limão
2 colheres (sopa) açúcar amarelo
1 estrela de anis
400ml água

para o bolo:
2 ovos grandes
200ml natas (usei sour cream)
150g açúcar amarelo
50g açúcar superfino
100g manteiga sem sal, derretida
1 colher (chá) extracto de baunilha
250g farinha com fermento
1/2 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) quatre épices (ou mistura de cravinho, gengibre, pimenta da jamaica, etc.)

Descasque os marmelos, corte em fatias e coloque-os na água com o sumo de limão. Polvilhe com o açúcar e junte a estrela de anis. Leve ao lume por 15-20 minutos até estarem cozidos. Retire as fatias de marmelo para um prato. Reserve o líquido.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a manteiga com os açúcares até obter uma mistura fofa e homogénea. Junte o extracto de baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo entre cada adição. Numa tigela à parte, peneire a farinha, o fermento em pó e as especiarias. Adicione uma parte da farinha à mistura dos ovos, intercalando com uma parte das natas, até terminar com a farinha. Bata apenas até os ingredientes estarem misturados (é importante não trabalhar a massa em excesso). Pincele um tabuleiro com manteiga e polvilhe com farinha. Verta a massa e distribua as fatias de marmelo, empurrando levemente. Coza durante 35-40 minutos ou até estar dourado. Retire do forno e pincele generosamente com o líquido em que cozeu os marmelos. Deixe arrefecer no tabuleiro. Sirva em quadrados, acompanhado de iogurte grego e mais um pouco do líquido da cozedura.